10 dicas para diminuir o stress no ambiente de trabalho

O stress pode ser muito prejudicial para nossa saúde mental, física e mesmo para nosso rendimento no trabalho. Infelizmente, muitas pessoas acham que ele é um componente inevitável da vida profissional, e aprendem a conviver com ele ao invés de administrá-lo de forma mais eficiente.

Essa não precisa ser a sua realidade: você pode administrar o stress e ter uma qualidade de vida melhor, e ainda ser um profissional mais completo, com menos ansiedade e com mais facilidade de trabalhar em equipe. Veja aqui 10 dicas de como administrar o stress no ambiente de trabalho.

 

Construa uma boa relação com seus colegas

Diversos estudos sugerem que a má relação com os colegas de trabalho é a maior fonte de stress nos ambiente corporativos. Um ambiente com fofocas ou pessoas tentando prejudicar umas às outras o tempo todo é uma bomba-relógio de stress, e faz mal a todos os presentes.

Você já ouviu aquela expressão “Quando um não quer, dois não brigam”? Pois é, você não pode escolher seus colegas de trabalho, mas certamente pode fazer seu melhor para cultivar bons relacionamentos com eles e um clima harmonioso dentro do escritório.

Assim, evite repassar fofocas, e seja cordial com todos. Veja seus colegas como aliados, e não como inimigos ou rivais, e busque sempre o diálogo nas relações, dizendo com clareza suas expectativas e impressões. Dessa forma, evitam-se problemas futuros nas relações.

 

Gerencie melhor o seu tempo para diminuir o stress

Uma das maiores fontes de stress no ambiente de trabalho é a correria com prazos apertados e cobranças por trabalhos.

A existência de prazos, na maioria dos campos de atuação, é um “mal necessário”. Porém, é possível reduzir o stress gerado por esse tipo de cobrança, através de um gerenciamento mais inteligente de seu tempo. A Técnica Pomodoro é uma ferramenta muito poderosa e que irá, certamente, otimizar o seu tempo.

 

diminuir o stress

 

Aqui estão algumas ideias práticas de como fazer isso:

Evite a procrastinação.

Demorar para iniciar uma tarefa importante ou difícil é um hábito terrível, mas natural do ser humano. A melhor forma de evitar stress é começar as tarefas com antecedência, mesmo que para isso seja necessária uma boa dose de força de vontade;

Comece pelas tarefas que menos quer fazer.

Temos a tendência de fazer primeiro as tarefas que gostamos, e infelizmente essas são as que conseguimos concluir mais rápido. Experimente uma técnica diferente: comece seus dias pelas tarefas que você menos gosta de fazer. Você vai tirar esse peso das costas, sentindo menos stress, e tenderá a trabalhar melhor no resto do dia.

Organize sua lista de tarefas por prioridade, e não por urgência.

Apesar de parecer intuitivo, essa é uma medida que poucas pessoas aplicam na vida real. Quando for montar a lista de tarefas do seu dia, coloque as tarefas mais importantes no topo da lista, ainda que o prazo delas seja mais longo (mesmo que seja para fazer apenas parte da tarefa). Dessa forma, você evita gastar todo seu tempo com diversas tarefas urgentes e menos importantes, e acabar descuidando de uma tarefa de importância maior.

Divida seus projetos em pequenas tarefas.

Um trabalho parece tão complexo que você não sabe por onde começar? Então antes de colocá-la na sua lista de afazeres, divida-a em pequenas “etapas”, que vão ajudar a organizar o fluxo de trabalho e deixar claro tudo que você precisa fazer para chegar ao resultado final.

 

diminuir o stress

 

Monte uma lista de tarefas realista.

De pouco adianta montar uma lista de tarefas gigantesca, mas que não seja humanamente possível de cumprir. Coloque poucos itens em sua lista, de forma que ela possa ser cumprida… O que nos leva a nossa próxima dica!

 

Conheça seus limites e aprenda a dizer “não”

Outro motivo comum do acúmulo de stress no ambiente de trabalho é a sobrecarga de trabalho.

Isso ocorre por vários motivos. Cada vez mais, o mercado e nós mesmos nos cobramos um rendimento pouco realista. Para evitar cair nessa armadilha, é essencial conhecer seus próprios limites, e aprender a respeitar esses limites.

Primeiro, isso significa impor esse limite a você mesmo e às suas expectativas de trabalho. Não adianta elaborar uma lista de 20 itens dificílimos a serem realizados no mesmo dia — você não conseguirá, e ainda ficará frustrado e estressado.

Nesse sentido, lidar com seus limites também significa aprender a delegar as tarefas para os outros. Ser centralizador, além de pouco saudável para o trabalho em equipe, ainda traz sobrecarga para o profissional.

Além disso, de pouco adianta conhecer os seus limites se você não deixá-los claros para os outros. Aprenda a dizer “não” para evitar comprometer-se com projetos que você não conseguirá cumprir. Acredite, se você explicar seus motivos, a imagem que ficará é de um profissional responsável.

 

E você? Quais maneiras usa para evitar o stress no seu dia-a-dia profissional? Compartilhe nos comentários abaixo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!
Tags:

Sobre o autor