5 benefícios ao capacitar o seu cliente

Toda empresa tem o crescimento como um dos objetivos principais a ser atingido. Para isso, muitos diretores tentam cortar custos, aumentar a receita, lançar novos produtos, mas poucos pensam em capacitar o seu cliente como estratégia para ajudar nisso. 

Ao utilizar uma plataforma de Learning Management System — LMS —, é possível desenvolver programas de educação, que melhoram a usabilidade do produto por parte do usuário. Se você quer conferir outros benefícios ao capacitar o seu cliente, leia o conteúdo até o final. 

Plataforma LMS permite controlar como os clientes estão interagindo com o conteúdo, além de ter os principais indicadores de qualidade.

Benefícios em capacitar o seu cliente 

A capacitação do cliente pode ser feita com a ajuda de um software específico de educação online. Assim, a empresa pode criar cursos ou módulos conforme as dificuldades percebidas dos clientes no sistema. 

1.  Melhora do customer success

Investir no customer success ou sucesso do cliente é uma das estratégias das empresas para aumentar a retenção dos clientes e garantir o up selling, venda de produtos, itens ou atualizações mais caras, obtendo uma venda mais lucrativa. 

O sistema de gestão de aprendizagem ajuda nesse quesito, pois, por meio de um curso, o cliente entende melhor o serviço que está contratando e vê mais valor naquele sistema. Dessa forma, ao fazer um curso sobre aquele produto, o cliente não ficará dependente da empresa, por exemplo, para utilizar o software contratado.

2. Personalização do conteúdo da capacitação

Outro benefício da capacitação do cliente é que esse conteúdo pode ser criado conforme as necessidades de cada usuário. Portanto, antes de criar módulos de treinamento, é importante que o gestor obtenha o máximo de informações sobre o cliente e suas necessidades para criar algo personalizado e útil. Além disso, é importante realizar feedbacks após a experiência para realizar implementações que agreguem valor aos conteúdos. 

3. Onboarding dinâmico

A capacitação também permite que o onboarding seja mais dinâmico e simples. Quando um cliente contrata o uso de um sistema, é preciso criar treinamentos, entregar manuais e ter profissionais disponíveis para ajudar nessa implementação. Assim, é possível criar treinamentos online especificamente para esse processo, reduzindo o tempo necessário para essa fase inicial.

4. Uso de metodologias diferentes

Ao utilizar plataformas SaaS, software como serviço, é possível criar todo tipo de conteúdo e fornecer acesso às funcionalidades de um sistema ou aplicativo de forma facilitada, pois toda a infraestrutura fica hospedada em uma nuvem. 

Portanto, o instrutor tem liberdade para utilizar metodologias diferenciadas que facilitem o aprendizado. Ele pode utilizar a gamificação, vídeos, infográficos, quizzes e outras metodologias. Por outro lado, o usuário conseguirá acessar todas as funcionalidades de forma simplificada na plataforma. 

5. Capacitar o seu cliente ajudará diminuir o churn 

A educação online também é importante para diminuir o churn de uma empresa. O churn rate é a taxa de cancelamento ou abandono registrado na base de clientes. Realmente há muitos motivos para um cliente abandonar um negócio, mas o fato de não entender o sistema ou não ver valor nele é um deles. Por isso, é tão importante realizar capacitações para que o cliente entenda como o seu produto é importante para o desenvolvimento da empresa dele.

Portanto, podemos concluir que ao capacitar o seu cliente por meio da educação online, você estará aumentando as possibilidades de fidelização e, consequentemente, melhorando a sua receita. Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o post com um amigo ou colaborador.

Conteúdo exclusivo
Junte-se a #criadoresdigitais para receber emails rápidos

Sobre o autor