7 dicas fundamentais para ser aprovado no vestibular

O teste do vestibular assusta muita gente. Seja para um estudante do Ensino Médio ou um universitário que pretende realizar uma Pós-graduação, a dificuldade é a mesma, e dependendo da competitividade do curso, a pressão é maior, deixando alguns muito mais tensos do que deveriam ficar.

Não existe uma fórmula perfeita para ser aprovado no vestibular, mas com alguns comportamentos, tanto na preparação, quanto na realização da prova, é possível dobrar as chances de tirar uma boa nota:

1 – Não se prenda a apenas um método de ensino

Cada pessoa tem seu jeito de aprender, e não importa se você faz curso preparatório ou não, é bom sempre buscar novas fontes de estudo. Videoaulas e audiolivros podem ser uma boa alternativa se você tem melhor desempenho em sua memória auditiva. Um site que tem um bom acervo de livros falados com assuntos para o vestibular é o Universidade Falada, e lá você pode baixar gratuitamente ou comprar alguns itens. Quanto as videoaulas, é possível encontrar várias no Youtube.

2 – Estude muito, mas não excessivamente

É óbvio que dedicação nos estudos é essencial, mas é bom ir com calma. Se privar dos finais de semanas e até mesmo de noites de sono pode ser prejudicial também. Se sua mente estiver livre e descansada, a absorção do conteúdo será muito maior. Além disso, sair com os amigos e dar algumas risadas ajuda a liberar o stress gerado pela ansiedade  que vem antes vestibular.

3 – Use a Memória de Curta Duração

Esta é uma dica muito boa para aqueles que têm problemas para guardar informações por muito tempo. Faça resumos enquanto estuda, separando as partes mais importantes  de cada matéria e um dia antes da prova procure fazer um apanhado geral do conteúdo, para que fique armazenado na sua memória de curta duração.

4 – Crie um grupo de estudo

Se você faz curso preparatório, provavelmente já tem um grupo de estudo. Do contrário, convide colegas que também farão a prova para estudar em conjunto. Os grupos são importantes, pois enquanto você entende tudo de português, pode ter um amigo que é ótimo em matemática ou biologia. Durante as reuniões, um pode ajudar o outro nas dúvidas ou até mesmo fazer discussões sobre as matérias.

5 – Procure versões anteriores da sua prova

Normalmente, após a divulgação das notas e os aprovados, a instituição disponibiliza a prova respondida em seu site. Baixe a prova, retire a identificação da alternativa certa e imprima algumas cópias. Assim você se familiariza com o estilo do teste e ainda dá uma estudada a mais.

6 – Crie um mapa mental para se organizar

Vestibular

O mapa mental é uma ferramenta muito útil na organização de conteúdos para estudo, para que você não se confunda, nem tenha dificuldade na absorção de conteúdo. Existem várias maneiras de fazer um, e um deles é através do ExamTime, que é uma rede onde é possível postar um mapa mental, um quiz ou qualquer outro recurso que a plataforma disponibiliza para ajudar nos próprios estudos ou dos demais usuários.

7 – No dia do vestibular, comece pelo mais fácil para você

Se você estudou muito, mas mesmo assim não tem o domínio perfeito de certa matéria, deixe ela por último. Comece com o que você se sente mais seguro. A segurança vai fazer com que você não se desespere e com que possa ter melhor desempenho no restante da prova.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor