6 filmes a que todo empreendedor deve assistir

A indústria do cinema é fantástica. Grandes produções são feitas constantemente e filmes são lançados todas as semanas. São vários os títulos que motivam e inspiram, e podem ajudar você que é ou pretende ser empreendedor, e nós do Curseduca elencamos seis deles para você.

1. O Lobo de Wall Street

Empreendedor

O filme indicado ao Oscar de melhor filme de 2014 conta com  Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort, que depois de ser demitido de seu trabalho como corretor por conta da Black Monday, que causou a queda da bolsa em vários lugares no mundo, encontrou uma esperança na “Bolsa de centavos”, que incrivelmente rende muito a ele. A partir disso, ele e seus colegas ficam extremamente ricos com esta empreitada. Porém, o outro lado do filme ensina muito mais do que a ascensão de Jordan, e mostra as consequências da ambição demasiada, quando o dinheiro se torna mais importante do que honestidade, por exemplo. O longa, dirigido por Martin Scorsese é baseado no livro, também denominado “O Lobo de Wall Street”, escrito pelo próprio empreendedor Jordan Belfort, que conta a história de sua carreira.

2. Piratas do Vale do Silício

empreendedor

O filme de 1999 fala sobre a relação de dois dos maiores empresários da história: Bill Gates e Steve Jobs. O enredo vai do início da década de 70 até a metade dos anos 80 e narra a disputa neste tempo entre os criadores da Apple e Microsoft. O filme também é baseado em um livro: Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine.

3. A Rede Social

Empreendedor

Este filme, lançado em 2010, conta a trajetória de um dos bilionários mais jovens do mundo: o empreendedor Mark Zuckerberg (Protagonizado por Jesse Eisenberg). Ele conta como surgiram as ideias e o que o jovem teve de enfrentar até que criasse o tão conhecido e amado Facebook.

4. À Procura da Felicidade

Empreendedor

Extremamente motivador, “À Procura da Felicidade” (2006), conta a história de um homem motivado, que se vê em dificuldade, pois o negócio de venda de máquinas de Raio X que apostou deu errado. O filme baseado na jornada de Christopher Gardner, que no filme é o papel do ator Will Smith, narrada também em livro de mesmo nome (The Pursuit of Happyness em inglês). Nele, o homem que é largado pela esposa se motiva a arrumar algo melhor para proporcionar um futuro para seu filho. “À Procura da Felicidade” traz exemplos de persistência e força de vontade que podem motivar muito um empreendedor.

5. Jerry Maguire

empreendedor

Este filme de 1996 conta a história de um agente esportivo que é demitido por achar que os clientes deveriam ser tratados mais humanamente. O longa protagonizado por Tom Cruise mostra o novo caminho que este homem segue, tentando conseguir clientela através de uma técnica própria e inovadora. “Jerry Maguire” pode dar uma aula para qualquer empreendedor de  como a renovação pode levar ao sucesso.

6. Invictus

empreendedor

Nelson Mandela foi um grande homem, que lutou pela igualdade racial na África do Sul e inspira pessoas em todo o mundo. No filme de 2009, onde Mandela é protagonizado por Morgan Freeman, é exposto um grande exemplo de liderança, não somente para um empreendedor, mas para qualquer um, em que o esporte (Rugby) é utilizado para unir pessoas que estavam afastadas pelo racismo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor