Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Aprenda antes de empreender - dicas para novos empresários

Aprenda antes de empreender - dicas para novos empresários

11/04/2021
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Novas empresas surgem todos os dias. Ideias de todos os tipos são lançadas no mercado, e somente sob boa administração é possível mantê-las e transforma-las em um negócio de sucesso. São vários pontos, que juntos fazem toda a diferença na hora de empreender. O Curseduca traz nesse post, algumas dicas para novos empresários:

Planejamento é essencial

novos empresários

Esta palavra estará presente desde o início do processo de criação de uma empresa. Primeiramente você deve analisar a situação do mercado onde está se inserindo, e mesmo que ele esteja em teoria, “saturado”, se sua ideia for inovadora e o desenvolvimento do produto for feito da maneira correta, não é necessário se preocupar com isso.

Outra dica para novos empresários em relação ao planejamento é em relação aos investimentos. Dependendo do capital inicial, é necessário um cuidado especial com isso. Os gastos com produtos e pagamentos de funcionários devem ser sempre planejados conforme o lucro, e despesas adicionais sempre devem ser previstas.

Você deve ter em mente que o início sempre é incerto, e novos empreendedores, às vezes, acabam se desesperando com isso. Não tenha medo, mas seja responsável. Há todo um processo para que os números comecem a ficar positivos, então esteja preparado para isso também.

Outro fator importante no planejamento está nos contatos. Networking é essencial, e deve estar nos planos de qualquer empresa. É bom que tenha possíveis clientes em potencial, por exemplo, em sua lista de contatos para ajudar no estabelecimento de segurança para o seu negócio.

Quanto aos funcionários

Primeiramente você deve pensar na sua imagem para os funcionários. Um chefe deve inspirar, motivar e passar uma boa impressão. Um empresário inseguro deixará quem trabalha em sua empresa inseguro também.

Para novos empresários, mesmo que tenham boa experiência no mercado, é necessário uma boa equipe. Encontre, para cada área, alguém que saiba exatamente o que fazer, e assim o crescimento será mais rápido. Isso pode significar uma folha de pagamento de maior valor, mas no fim das contas, vale a pena.

Cuidado com sociedades

Ter alguém que lhe ajude na trajetória de abrir uma empresa é ótimo, mas tome cuidado. É fácil encontrar casos de novos empresários que perderam a oportunidade de crescer com sua ideia por conta de sociedades mal formadas.

Elas não dão certo por vários motivos, e um comum é consequência de parcerias onde um dos sócios fornece o capital e o outro trabalha na gestão da empresa. Não que esta seja uma má ideia, mas devem ser pensados vários fatores antes de abrir o empreendimento. A questão da divisão de lucros, se não for pré-definida, pode dar muita dor de cabeça.

Porém, assim como esse tipo de sociedade, outros (Como se associar com um amigo) podem dar errado também, então certifique-se de que o seu sócio está tão empenhado em fazer o negócio dar certo quanto você.

Tenha amor pelo que faz

Muitos podem pensar que esta coisa de fazer o que gosta é besteira, mas não é. Para abrir um negócio, e entrar para o clube de novos empresários, além de conhecer o ramo que está entrando, é necessário ter paixão por ele. Um empreendimento deve ser tratado com carinho, e por incrível que pareça, esse fator pode significar muito para o sucesso do seu negócio.

Novos empresários trazem novas maneiras de obter sucesso

O mundo dos negócios não traz uma receita de sucesso no verso da “caixinha”. Erros e acertos são uma boa forma de conhecer novas maneiras de empreender. Você pode aprender com essas dicas, ou outras que encontrar, mas é com a experiência que encontrará sua própria maneira de administrar seu empreendimento.