7 passos infalíveis para aprender o máximo possível com cursos online

Os cursos online têm sido assunto recorrente sobre novas formas de aprender por meio da internet há pelo menos 3 anos. Desde que os MOOCs (Massive Open Online Courses) eram novidade, fala-se da revolução que o ensino à distância traria para a educação moderna. Logo, empreendedores e professores começaram a usar a internet para vender cursos que ensinam novas habilidades, ajudam pessoas comuns com problemas cotidianos – como ter um estilo de vida mais saudável – e, até mesmo a começar um negócio.

Parte dessa revolução funciona a pleno vapor. Hoje em dia, criar um curso online e colocá-lo na rede já não é um desafio inatingível e plataformas como o Curseduca existem exatamente para otimizar esse processo. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 7% das pessoas que começam um MOOC realmente assistem o curso até o fim.

Esta realidade se estende, também, para cursos que não estão ligados aos saberes acadêmicos. Isso porque estudar por conta própria requer um certo nível de disciplina que talvez não estejamos dispostos a exercitar nas horas livres (horário em que planejamos nos dedicar a aprender um novo idioma, cozinhar uma refeição ou usar email marketing nos nossos blogs).

Na correria do mundo moderno, às vezes é muito mais fácil “deixar para amanhã”. Logo, aquele curso que tinha tudo para ser um ponto de virada na sua vida acaba ficando escondido em um email antigo.

Para evitar que isso aconteça, elencamos, neste artigo, 7 passos para ter sucesso com cursos online (ou seja, aprender o máximo possível com eles):

aprender

Crédito: Shutterstock

1.      Escolha um assunto que você realmente goste

Como já foi falado, auto-aprendizagem requer disciplina. Também é preciso dedicação. Fazendo um curso online, você não vai ter um professor em pé atrás da sua cadeira pronto pra chamar a sua atenção quando você se distrair. É tudo por sua conta. Por isso, escolher um tema no qual se tem um interesse genuíno é essencial.

2.      Trate seu curso como um trabalho

Não é porque você está estudando em casa (depois da faculdade, depois do trabalho ou nas suas horas vagas) que deve encarar isso como uma “atividade extra curricular”. Para tirar o máximo de aprendizado de um curso online é preciso se comprometer e encarar o curso como algo que você TEM que fazer. Programe suas sessões de estudo no seu calendário, marque prazos para terminar módulos e exercícios e, principalmente, não deixe o seu cérebro te convencer a deixar o seu curso online pra depois.

3.      Elimine distrações

aprender

Estudar por conta própria pode ser desafiador, principalmente se você estiver em casa, onde as distrações tendem a ser maiores. O problema é que a soma das pequenas interrupções pode acabar resultando numa grande quantidade de tempo desperdiçado. Além disso, quando nos distraímos, o cérebro precisa de um tempo para conseguir retomar o foco.

Para minimizar as distrações, certifique-se de estudar em um lugar onde você tenha o máximo de controle possível sobre o que pode lhe interromper. Se estiver em casa, comunique seus horários de estudo a amigos e familiares e peça que não lhe distraiam nesse período. Desligue o celular, feche programas e aplicativos que possam tirar a sua atenção (Spotify, Skype, Hangout etc.) e use fones de ouvido para que possa ouvir apenas a voz do instrutor.

4.      Anote tudo!

Segundo a teoria da “Curva do Esquecimento” (Forgetting Curve), proposta por Hermann Ebbinghaus em 1885, uma pessoa comum esquece cerca de 40% do que acabara de aprender em 20 minutos. E até 77% desse aprendizado se perde nos 6 dias subsequentes. A melhor maneira de evitar essa perda é reenforçar o que foi aprendido. Pra isso, fazer anotações do conteúdo é fundamental. Revisitá-las – diariamente e, depois, semanalmente – te ajudará no processo de aprendizagem e retenção de novas informações. Se você não gosta de escrever, o Evernote é uma boa ferramenta para fazer anotações.

5.      Participe dos fóruns de discussão

Fóruns de discussão são bem comuns no universo dos cursos online. Isso não é arbitrário. Esse ambiente comunitário onde é possível tirar dúvidas e trocar ideias com outras pessoas que estão aprendendo o mesmo conteúdo que você é fundamental para a experiência da educação à distância. Participe dos fóruns perguntando e respondendo. Com isso, você exercita o que aprendeu e ajuda outras pessoas a progredirem.

6.      Faça os exercícios

aprender

 

Teoria não é nada sem prática. É a prática que leva a novas teorias. Assistir às aulas no computador é apenas metade da equação. É comum que os cursos online contenham exercícios práticos, pois a melhor maneira de aprender, é fazendo. É ali que você vai testar o que está aprendendo antes de levar esse novo conhecimento pro “mundo real”. Como coloca o autor Robert Greene (Mastery), “não é uma questão de talento natural ou brilhantismo, é que você alcançou aquele nível de experiência e prática”[i].

7.      Registre tudo, faça ajustes, comece de novo

Registre o progresso do seu aprendizado, veja o que funcionou – e o que não deu certo – e aplique novas estratégias no próximo curso online que fizer. Eventualmente, você terá o seu próprio modus operandi para estudar e aprender por conta própria.

CONCLUSÃO

Ter sucesso fazendo algo que depende exclusivamente de você não é uma ciência exata. E nem significa que você teve fazer tudo sem nenhuma ajuda. Estudar online não tem que ser uma tarefa solitária e extremamente complicada. No final, tudo se resume a encontrar um assunto interessante, se comunicar com pessoas que também estão estudando sobre aquilo e colocar o que foi aprendido em prática.

Compartilhe nos comentários as suas táticas para aprender com cursos online.

[i] Este artigo tem como referência o guia The No Bullshit Guide to Succeding at Online Courses, da SkilledUp.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor

  • Vanessa

    De fato essas dicas são muito importantes, pois vou ser sincera já me inscrevi em diversos cursos online e a maioria ficou pela metade, não consegui finalizá-los por diversas situações sabe. Realmente se seguirmos suas dicas a risca conseguimos aprender muito com estes cursos, gostei muito do post, parabéns, pode ter certeza que vou começar a utilizar suas instruções para me dedicar de verdade aos cursos. :)

    • Olá Vanessa
      Que ótimo que gostou do post, e obrigado por nos seguir. Realmente com a correria do dia-a-dia nós precisamos nos reeducar para que seja realmente proveitoso aquele investimento de tempo e dinheiro. Nós do Curseduca realmente nos importamos não só com que o aluno encontre a sua aula, mas também que ele pratique o conteúdo e finalize o material.