5 dicas para aumentar suas vendas com cursos online

Vendas são o objetivo de qualquer empreendimento. Não há como fugir disso. Por mais que você não goste ou não saiba “vender”, não é possível se manter no mercado sem gerar receita. Isso vale para empresas de grande porte, empreendedores e freelancers. E vale para produtos e serviços.

Nos últimos anos, como já falamos em outras ocasiões, o vídeo tem se tornado uma ferramenta essencial no processo de vendas online e fora da internet. Isso é discutido em detalhes no e-book 5 maneiras de usar o vídeo para gerar renda. E, no final das contas, o que todas essas estratégias culminam é na utilização do vídeo para aumentar vendas.

Em tempos de crise política e econômica, é interessante observar como o vídeo, atrelado a  estratégias de marketing, pode catalizar o surgimento de novos negócios e de profissionais independentes mais assertivos e bem recompensados.

Uma maneira de aumentar vendas de serviços e produtos com vídeo é por meio de cursos online.

Confira abaixo 5 dicas de como o seu curso online pode se tornar um propulsor de vendas:

1. Mostrando habilidades específicas do seu skillset

Cursos online abordam temáticas, assuntos ou práticas específicas. Eles são conteúdos estruturados estrategicamente para que as pessoas aprendam uma teoria, uma habilidade, como usar uma ferramenta etc. Pensando dessa maneira, cada curso que você produzir e colocar à disposição da sua audiência evidencia um ponto específico do seu skillset. Ou seja, mostra que você domina determinado assunto ou prática ao ponto de ensiná-lo.

Do ponto de vista da geração de vendas, isso sedimenta uma confiabilidade em torno do seu trabalho. Por exemplo, imagine que você é um profissional de marketing digital e crie cursos sobre otimização de SEO e e-mail marketing. Um cliente que queira contratar os seus serviços se sentirá muito mais confiante ao se deparar com cursos ensinados por você.

2. Se posicionando como referência na sua área de atuação

expert em vendas

No tópico anterior, o foco dos cursos online era mostrar o leque de habilidades e conhecimentos de um profissional. Mas, além disso, se tornar um instrutor de cursos online pode lhe colocar em uma posição de expert. Uma estratégia, nesse sentido, é criar cursos mais introdutórios que evidenciam suas várias habilidades e investir em um curso mais específico, que destaque aquilo o que você faz de melhor. Se você é professor de música, por exemplo, pode criar cursos introdutórios e um curso completo, que evidencie a sua expertise. Ao fazer isso, você reforça o valor do seu trabalho de maneira mais veemente.

3. Desenvolvendo a imagem da sua marca

Cursos online são bons aliados no desenvolvimento do seu branding, ou seja, do gerenciamento da sua marca. Quando você começa um negócio ou decide trabalhar por conta própria, é preciso criar ou se tornar uma marca. Todo novo negócio ou monetização de serviço passa por um processo de “encontrar a sua imagem”. Isso é normal. E trata-se de uma definição de qual será a sua contribuição para o mercado. Marcas bem gerenciadas geram mais vendas e atrelar a ela um curso online pode acelerar esse processo. Isso porque o curso é um produto que agrega valor à brand em construção.

4. Mostrando uma abertura à inovação

inovação em vendas

Como já debatemos várias vezes por aqui, a educação está mudando. A maneira como aprendemos está se transformando. Com a popularização dos vídeos e a chegada de equipamentos eletrônicos cada vez mais potentes, estudar com o auxílio de cursos online tem se tornado um jeito interessante de se manter informado e atualizado profissionalmente. A soma de conveniência, baixo custo e conteúdo de qualidade permite que você aprenda no seu próprio ritmo, sem destruir o seu orçamento.

Estar atento para isso, como empreendedor e freelancer, é um diferencial considerável. Disponibilizar cursos online para a sua audiência demonstra uma compreensão desse momento de transição e uma abertura às inovações que virão no futuro. Novamente, isso aumenta a confiabilidade do seu público e, consequentemente, as suas chances de venda.

5. Expandindo as suas formas de compartilhamento de conteúdo

Hoje em dia é comum que empreendedores digitais e profissionais independentes compartilhem conteúdo de maneiras variadas. Há pouco tempo, isso ficava limitado aos artigos nos blogs. Os blogs ainda têm grande valor para a disseminação de conteúdo e vão ter por muito tempo. Mas, eles não funcionam mais tão bem sozinhos. Atualmente, podemos consumir e compartilhar conteúdo, também, nas redes sociais, por meio de vlogs, podcasts, webinários, e-books, etc.

De maneira geral, todos esses meios funcionam em consonância; um complementa o outro. E isso não é diferente com os cursos online. Eles são mais uma peça na gama de oportunidades de criação de conteúdo que você têm, com o diferencial de que são, em essência, didáticos e voltados para resultados práticos. E resultados práticos geram vendas.

Compartilhe suas dúvidas nos comentários e clique aqui para saber como se tornar um instrutor do Curseduca!

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor