Bolsa de estudos: conheça os maiores programas

Como citado em outro post, cada um tem uma vocação, e deve com certeza segui-la. Porém, existe a barreira financeira, quando o jovem não é aprovado em uma instituição pública de ensino, e se vê sem alternativas, pois a mensalidade de seu curso não cabe no orçamento. Daí surgem as bolsas de estudos.

Existe sim um grande número de projetos que oferecem bolsa de estudos, mas o estudante, em alguns casos, desconhece os programas que oferecem este benefício. O Curseduca traz uma lista com alguns deles:

PROUNI

O mais conhecido. Programa de bolsa de estudos criado pelo governo federal para beneficiar brasileiros que procuram entrar em um curso superior. Oferece bolsas de 50% e 100%. Existem situações específicas para candidatar-se, e uma delas é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, obtendo 450 pontos ou mais nas provas e uma nota superior a zero em redação. Além disso, para a bolsa integral, o candidato deve contar com uma renda de um salário mínimo e meio por pessoa da família, já para a parcial (50%), o máximo é de três salários por pessoa. Para mais informações, acesse o site do programa.

Educa + Brasil

Este programa é muito interessante. Ele oferece bolsas de estudo de 50% em instituições de todo o Brasil. São vários cursos e para conseguir este benefício, basta se inscrever no site, seguindo um passo a passo simples e aguardar a resposta de contemplação. São bolsas para graduação, pós graduação,ensino básico, cursos de idioma, profissionalizantes e técnicos. É uma ótima opção para quem não se enquadra nos requisitos do PROUNI, mas precisa de pelo menos uma aliviada nas mensalidades.

Bolsas Ibero-Americanas

O programa do Santander Universidades, é diferente dos dois anteriores, oferece bolsas de estudo para intercambistas. Ele existe desde 2011, e sua evolução é visível. Na primeira edição, eram 49 universidades parceiras e 265 universitários participantes. Neste ano, o número saltou para 141 universidades e 1060 estudantes. Os critérios não são ditados pelo programa, e sim pela universidade de origem do aluno. Entre neste link para se situar melhor sobre o processo de inscrição e as instituições parceiras.

Ciência sem fronteiras

Outro programa de bolsa de estudos para intercâmbio, é oferecido pelo governo federal. É um projeto para o incentivo de pesquisas brasileiras no exterior. Existem requisitos e informações que estão presentes tanto no site do programa, quanto no manual do Curseduca sobre o Ciência sem Fronteiras.

CAPES

Outro projeto interessante, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) oferece bolsas de estudo através de diversos programas, que trazem benefícios para alunos de graduação, pós-graduação, doutorado e outras modalidades. Para verificar qual se enquadra melhor em sua situação, basta entrar no site da CAPES.

Conhece outro programa de bolsa de estudos?

Se você conhece outro projeto que oferece bolsas de estudo, comente abaixo. Não deixe de deixar sua opinião sobre o post, e verificar outros artigos do Curseduca.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor