5 dicas essenciais para conciliar trabalho e estudos

A vida de quem tem que conciliar trabalho e estudos. Atividades, leituras, trabalhos e provas preenchem grande parte do nosso dia a dia. Agora, quando você é um estudante e trabalha, aí a coisa complica. O pior é que muitas vezes, principalmente no caso de quem ingressa em uma faculdade particular, para poder bancar o curso, a melhor alternativa é trabalhar em algo que não tem ligação nenhuma com o que você quer, até porque não dá pra pagar as mensalidades com um salário de estagiário.

Bom, mas independentemente de ser um estagiário ou contratado por CLT, é um desafio conciliar trabalho e estudos. Apesar disso, utilizando algumas estratégias, é possível fazer com que a rotina fique mais tranquila.

1. Organize-se para conciliar trabalho e estudos

Organização é primordial para qualquer coisa em nossas vidas. Primeiramente organize seus horários. Conciliar trabalho e estudos ficará muito mais fácil se você souber o período diário que deve dedicar a cada um deles. Se você sabe que levando coisas do trabalho para casa ficará sobrecarregado, procure definir um plano organizacional para cumprir as metas.

2. Reconheça suas limitações

conciliar trabalho e estudos

Um funcionário ou estudante exemplar é aquele que reconhece seus limites. Isso não quer dizer que você não deva se dedicar ao máximo, e sim reconhecer esse máximo, para não exagerar nos esforços. Passar a madrugada inteira estudando e no outro dia ter um desempenho limitado no trabalho não é um bom negócio. É aí que entra novamente a organização. Conciliar trabalho e estudos não significa perder horas de sono, mas saber administrar as horas que tem a sua disposição.

3. Conte com a ajuda de seu chefe e professores

Quanto mais pessoas puderem te ajudar, melhor. Converse com seu chefe e faça-o entender que este é um momento muito importante de sua carreira, e que precisa conciliar trabalho e estudos. Assim, se ele for compreensivo, não dará toneladas de trabalhos a serem realizados em casa, nem fará você passar do horário e perder as aulas. O papo com seus professores deve ser o mesmo. É claro que eles não vão dar menos atividades para você só porque trabalha, mas eles podem, por exemplo, dar algum suporte em relação ao conteúdo, afinal, só quem faz esta divisão de turnos sabe como é difícil manter a atenção na aula depois de horas trabalhando, ou para quem estuda durante o período da manhã, ter 100% de dedicação no trabalho.

4. Use seu Smartphone

Utilizar aplicativos para melhorar a organização e produtividade nos estudos é uma ótima alternativa.

5. Use os finais de semana a seu favor

Eu posso estar parecendo um tirano, por dizer que é necessário sacrificar os dias de lazer, do churrasco e do descanso para conseguir conciliar trabalho e estudos. Porém, infelizmente, quando a coisa complica, você está sobrecarregado no trabalho e é semana de provas, utilizar este tempo livre é muito importante para obter bons resultados, mas lembre-se do segundo tópico: reconheça seus limites.

Você consegue conciliar trabalho e estudos de maneira harmoniosa? Comente abaixo, e deixe também sua opinião sobre o artigo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor