6 passos infalíveis para criar um portfólio online criativo e atraente

Atualmente, com a massiva popularização da internet e o grande crescimento do trabalho remoto via freelance, é fundamental que os profissionais que tenham a intenção de ter sucesso trabalhando na internet tenham uma vitrine para os seus trabalhos que esteja disponível, também, no mundo digital (com um portfólio online, por exemplo). Por isso, tão importante quanto ter um currículo na rede, é ter um portfólio.

Ter um portfólio online, no entanto, é só o primeiro passo. É preciso que ele seja capaz de chamar a atenção de potenciais empregadores, ou seja, mostrar as principais qualidades do seu trabalho de maneira inteligente e criativa, de modo a despertar a curiosidade do cliente a entrar em contato com você para uma conversa particular, seja ela pessoalmente, por telefone ou email.

Neste artigo, estão reunidas dicas importantes para que o seu portfólio tenha exatamente o que os recrutadores e clientes do mundo virtual estão procurando, além de uma lista de sites que te ajudam a montar um portfólio criativo e autêntico em uma questão de minutos sem gastar nada, ou gastando muito pouco. Vamos lá?

1.    Exponha o melhor do seu portfólio online

Não apresse o processo. Dedique o tempo necessário e escolha cuidadosamente as peças certas para o seu portfólio. Coloque na sua vitrine as peças das quais você tem orgulho, que têm o potencial de atrair os trabalhos que você deseja fazer no futuro. Seja seletivo, não exagere na quantidade, mas tenha certeza de mostrar uma variedade interessante. Não foque apenas em um tipo de projeto, mas SEMPRE preze pela qualidade.

2.    Conte a sua história, mas não deixe ela roubar a cena

portfólio online

Crédito: Alex Eylar (Creative Commons)

Clientes querem saber quem você é, o seu perfil. Essa é uma característica marcante do mundo virtual: os projetos costumam ser muito pessoais para que o cliente contrate alguém com quem ele não se identifique. Por isso, contar a sua história no portfólio é um diferencial. No entanto, o portfólio não é uma biografia. Pense no que você irá contar como uma backhistory, ou seja, conte a história por trás do trabalho exposto.

3.    O seu trabalho é o mote. O design do site, não

Quando estiver criando um portfólio online, o design do site deve ser simples e direto, para que o seu trabalho possa se destacar na página. Um design muito carregado pode acabar distraindo a atenção do cliente do que realmente importa. O design não tem que ser, necessariamente, minimalista. Mas, uma boa dica é criar um ambiente propício para que o cliente possa “comprar” na sua vitrine com facilidade. Por isso, é bom não exagerar nas cores e escolher uma única fonte para toda a página.

4.    Crie uma página ‘sobre’ excepcional

portfólio online

Crédito: davide rapetti (Creative Commons)

A página ‘sobre’ é a que conecta o público ao trabalho do profissional. Seja esse profissional um artista, designer, escritor, redator ou jornalista, ele tem um motivo para estar ali, fazendo aquele tipo de trabalho. Existe uma história por trás de todo artista e, por mais que um portfólio seja uma ferramenta para encontrar clientes, é também uma maneira de compartilhar um pouco de si.

Se optar por usar a página ‘sobre’ como artifício, personalize-a contando a sua história de maneira original. Jamais reproduza o seu currículo ou faça uma lista dos seus trabalhos anteriores. Você pode compartilhar um ponto de vista sobre a indústria na qual atua, ou contar um pouco da sua experiência no mercado. Há várias maneiras de fazer isso, mas lembre-se de ser autêntico.

Conte sobre os seus hobbies e interesses, crie uma relação de empatia. Em resumo, seja humano. Isso fará com que as pessoas se relacionem com a sua história e, consequentemente, com o seu trabalho. Uma boa estratégia é fazer uma “bio” reduzida na página inicial (veja a dica número 2) e a página “sobre” com informações mais completas.

5.    Adicione informações importantes no portfólio online

Se houver alguma informação, além das já mencionadas, que lhe separe do rebanho, adicione-as! Se você já recebeu algum prêmio, por exemplo, mantém um blog ou projeto social que envolva a sua área de atuação etc. Qualquer informação que você considere relevante pode acabar fazendo a diferença. Nessa hora, vá com a sua intuição.

6.    Compartilhe e atualize!

Para ganhar exposição, inclua botões de compartilhamento nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn são obrigatórios). Compartilhe seu portfólio nas redes sociais sempre que tiver alguma novidade que mereça a devida atenção dos seus amigos e seguidores. O que leva ao último conselho deste artigo: não deixe o seu portfólio entregue às traças virtuais! A beleza da vida online é poder mudar sem causar grandes alterações no ecossistema. Portanto, se você tem um novo projeto super interessante no currículo, mostre-o para o mundo!

Por onde começar

Muitas pessoas consideram ter um site, com um domínio e design próprio a melhor opção para expor os seus trabalhos. No entanto, nem todo mundo dispõe dos recursos, financeiros ou técnicos, para colocar isso em prática. Muitas pessoas talvez até tenham os recursos mas não julguam o esforço necessário, tendo em vista a quantidade de ferramentas disponíveis hoje dia, que são de fácil manuseio, baixo custo (muitas vezes nenhum) e grande eficiência na hora de colocar um portfólio criativo e eficiente na internet. Veja uma lista abaixo:

portfólio online

Uma ótima opção para designers e fotógrafos, o Behance funciona como uma rede social, onde esses profissionais podem interagir uns com os outros. Ao mesmo tempo, a plataforma funciona como uma vitrine de exposição dos seus melhores trabalhos. O Behance pode ser usado em sua versão gratuita e em sua versão paga, o Behance ProSite, que agora faz parte do sistema Creative Cloud, da Adobe. Com o Behance ProSite, você tem uma plataforma completamente customizável para o seu portfólio, pode usar um domínio próprio (seunome.com) e tem integração com outros aplicativos Adobe, além do selo de qualidade da marca.

portfólio online

Crevado também uma opção gratuita, com melhorias na versão paga, que pode ser aproveitada por designers e fotógrafos. O diferencial do Crevado é que ele oferece suporte para vídeos em HD, relatórios do Google Analytics e é otimizado para iPhone e Android. Os perfis premium têm ainda as opções de ter galerias privadas, customizar o domínio e vender produtos da galeria usando uma conta PayPal. Um perfil Crevado Plus custa 4 euros por mês e um Premium custa 9 euros.

portfólio online

Outra opção interessante para esses profissionais é o Dunked, que é pago – apesar de oferecer uma fase de teses que dura 10 dias. O Dunked oferece uma série de desings minimalistas e fáceis de customizar, sendo que os planos variam de 6 a 19 dólares por mês. O diferencial desta plataforma é que ela é responsiva, adaptando-se aos variados tamanhos de telas (computadores, tablets e smartphones) que dispomos atualmente.

portfólio online

SmugMug é um site com foco voltado para fotógrafos, com características específicas para amadores e profissionais. A plataforma oferece opções de customização e comercialização de fotos, sendo que os preços variam de 40 a 300 dólares por ano.

portfólio online

Indicado para jornalistas, blogueiros e escritores, o Clippings.me pode ser uma opção, também, para fotojornalistas e diagramadores. O site oferece ferramentas de “clippagem”, que mostram ao cliente onde encontrar o seu trabalho online, além de permitir que você faça o upload de peças que não estejam disponíveis na rede. O serviço é gratuito, mas há planos premium, onde são oferecidos acesso a estatísticas, domínio customizado, dentre outros benefícios.

portfólio online

O Meuportifa é uma plataforma brasileira, criada para jornalistas, redatores publicitários, tradutores e profissionais de mídias sociais. O serviço é gratuito, organizado e otimizado para o compartilhamento nas mídias sociais, além de não exigir nenhum tipo de conhecimento de programação ou design.

Bom, com tantas opções e recursos, não sobram muitas desculpas para que você não invista, pelo menos um pouco do seu tempo, em criar o seu portfólio online. Acredite, em muito pouco, estar presente na internet será fundamental para qualquer profissional, mesmo os que hoje não estejam inseridos neste ambiente de maneira direta.

Então, o melhor a fazer é não perder tempo. Mexa-se e faça, ou melhore, o seu portfólio online hoje mesmo.

 

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor