3 dicas essenciais para equilibrar carreira e lazer

Um dos maiores desafios na vida profissional é a famosa crise: como equilibrar carreira e lazer? Como encontrar o limite perfeito entre o âmbito profissional e o pessoal.

É evidente que não existe uma receita perfeita de como conseguir esse objetivo. As formas de equilibrar lazer e carreira variam de acordo com o perfil profissional de cada um, e também de acordo com como está configurada sua vida profissional. Assim, com certeza as melhores práticas nesse sentido de um médico não serão iguais a de um dono de restaurante, da mesma forma que um solteiro não adotará as mesmas medidas que um casado.

Ainda assim, existem algumas medidas gerais que você pode tomar para diminuir o stress, encontrar o equilíbrio certo e conseguir uma qualidade de vida melhor e sucesso profissional.

1. Separando horários

Um dos hábitos que você deve cultivar para garantir a separação da sua vida profissional e pessoal é observar os horários de cada um. Aqui, vale destacar: não adianta só fazer isso unilateralmente — para que o hábito funcione, é preciso que seja tanto em relação aos seus horários de trabalho quanto sobre seus horários fora do trabalho.

Misturar tarefas pessoais e do trabalho pode ser estressante, e ainda confunde nosso cérebro.

Por um lado, evite fazer tarefas pessoais na hora do trabalho. Esse vício — de parar para pagar contas, fazer uma ligação para algum amigo ou qualquer outra tarefa do tipo — reduz sua produtividade e ainda passa uma péssima imagem profissional. É claro que existem emergências, e em alguns momentos pode ser necessário fazer alguma tarefa pessoal, mas não torne disso um hábito.

E a mesma coisa vale para seus horários pessoais. Por exemplo, evite acessar seus e-mails do trabalho durante o fim de semana, mesmo que você tenha acesso pelo celular, por exemplo. Se você começar a resolver vários assuntos do trabalho durante o fim de semana, seu rendimento vai cair, uma vez que seu corpo e mente não terão o tempo necessário para descansar. O resultado é cansaço e uma redução na criatividade e na capacidade de resolução de problemas.

Novamente, aqui cabe ressaltar que podem haver exceções, situações de emergência nas quais você tenha que trabalhar nas suas horas livres. A questão apenas é que isso não deve ser corriqueiro.

 

2. Separando espaços

Essa dica é muito similar à anterior, mas refere-se aos seus espaços de trabalho e de lazer. É importante que eles estejam o mais separados quanto for possível.

Em outras palavras, o seu espaço de trabalho deve ser mantido organizado e limpo, voltado para a execução das suas tarefas cotidianas.

Por outro lado, evite levar muitas coisas do trabalho para casa. O ideal é que não haja muitos papéis ou documentos do seu trabalho em seu lar, e que você os leve para casa apenas nas situações indispensáveis.

 

carreira e lazer

 

A mesma regra se aplica, inclusive, para os espaços virtuais: evite usar o e-mail do trabalho para enviar mensagens pessoais, e vice-versa. Caso seja possível, não use o computador pessoal para coisas do trabalho, e nem salve seus arquivos e fotos pessoais no computador do escritório.

 

3. Lembre-se da importância do tempo livre

É normal que alguns profissionais — sobretudo aqueles muito comprometidos e responsáveis — levem a expressão “trabalho antes do lazer” a sério demais, e desvalorizem a importância do tempo livre. Para eles, o tempo para atividades pessoais é um complemento ou um “prêmio”, que só poderia ser desfrutado se todos os compromissos profissionais estiverem totalmente em dia.

Esse é um equívoco que pode prejudicar sua vida, sua saúde e mesmo sua carreira. Mesmo nos tempos mais corridos no seu trabalho, é importante “desligar-se” por algumas horas e desfrutar de tempo para você, mesmo que seja apenas em um jantar (sem tocar nos assuntos profissionais) ou para assistir um filme. Isso aumenta o rendimento e ajuda a surgirem novas ideias para resolver os problemas no trabalho.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor