Como impedir a visualização e alteração de documentos do Excel

Olá a todos! Em nosso último post, verificamos como é possível proteger um intervalo de células em uma planilha do Excel 2013, contra diversos tipos de alteração. Hoje veremos, de forma similar, como é possível impedir a visualização de documentos do Excel, além de impedir também, que seja feita qualquer tipo de alteração em seu conteúdo. O procedimento pode ser aplicado em qualquer software do Office 2013.

Basicamente, a diferença do modo de bloqueio que veremos hoje, é que para realizar o bloqueio contra alterações, não será necessário selecionar um intervalo de células, pois o bloqueio é realizado de imediato em todo o conteúdo do documento.

Além disso, não será necessário também especificar os tipos de alteração que serão impedidos, pois toda e qualquer alteração no conteúdo do documento será impossibilitado, até que um usuário detentor da senha realize o desbloqueio.

Passos para proteger seu documento no Excel

1 – Com o documento que será protegido aberto, clique em arquivo, Salvar Como. Você tem a opção de salvar seu arquivo no OneDrive da Microsoft ou no computador. Nesse exemplo, salvaremos o arquivo no computador.

documentos do Excel

2 – Clique em “Procurar”

3 – Clique no botão “Ferramentas”, e em seguida, em “Opções Gerais”.

documentos do Excel

4 – Insira, caso deseje, uma “Senha de Proteção”. Essa senha será solicitada para que o usuário possa visualizar o conteúdo do arquivo.

documentos do Excel

5 – Insira, caso deseje, uma “Senha de Gravação”. Essa senha será solicitada para que o usuário possa alterar o conteúdo do arquivo.

OBS: Lembrando que você não é obrigado a preencher os dois campos. Caso deseje, você pode apenas proteger a visualização ou a gravação do seu arquivo.

6 – Caso deseje remover alguma das senhas, basta refazer o processo, e:

a)  Insira as senhas já cadastradas quando for solicitado.

documentos do Excel

b) Deixe os campos de senha que você deseja desproteger em branco.

documentos do Excel

 

Muito bem! Agora você já pode proteger seu documento do Excel 2013 contra visualização e alterações de pessoas não autorizadas. Lembrando que o mesmo procedimento também é válido para os outros softwares que compõe o Office 2013, como o Word e o Power Point. Não se esqueça de preservar a senha em um local seguro. Um forte abraço e até a próxima!

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor