Aprendemos desde criança que o ideal é dormirmos oito horas por noite. Só que quando somos criança, é fácil manter as noites de sono dentro desse padrão. À medida que vamos crescendo e as preocupações da vida adulta – faculdade, emprego, família – tomam conta dos nossos cérebros, fica cada vez mais difícil “ter tempo para dormir”.
Não importa se você é estudante, estuda e trabalha, está criando seu próprio negócio ou é funcionário de uma empresa. A vida moderna é uma vida de gente ocupada, com agendas cheias e muitas obrigações a serem cumpridas em um curto espaço de tempo. O que significa que o sono, muitas vezes, é quem recebe menos atenção.
No entanto, aquelas horas extras de trabalho – ou qualquer outra atividade que seja – na hora de dormir podem estar mais atrapalhando do que ajudando. Quando falamos em carreira, questões como produtividade, eficiência e serenidade são fundamentais para que uma pessoa seja bem sucedida. Nesta perspectiva, ficar acordado até mais tarde e sacrificar algumas horas de sono por dia ou por semana, não é a melhor das ideias
Neste artigo, você vai entender um pouco melhor sobre os efeitos do sono na performance de trabalho e aprender o que fazer para evitar que uma noite mal dormida atrapalhe o seu desempenho.
Sono X Performance
Recentemente, a empresa Sleepy People publicou um infográfico chamado Sleep You Way to Success, que mostra como a privação de sono afeta a produtividade no trabalho. O site Undercover Recruiter elencou os principais tópicos:
De quantas horas de sono realmente precisamos?
- Um adulto precisa de 7 a 9 horas de sono por dia. Quem não passa das seis horas de sono tem mais chances de ser improdutivo no trabalho;
- Uma noite sem dormir pode causar mudanças no cérebro semelhantes a uma pancada na cabeça;
- Dormir menos de 5 horas, em noites seguidas, pode levar uma pessoa a exibir as mesmas limitações que impedem alguém de beber e dirigir. Então, trabalhar cansado afeta a produtividade tal qual a embriaguez.
Como a falta de sono afeta a performance no trabalho?
- Prejudica níveis de criatividade e inovação;
- Aumenta os níveis de stress, diminuindo a eficiência e a motivação.
Quais são os sinais da privação de sono?
- Fácil irritação e mau-humor;
- Esquecer coisas que precisa fazer e demorar muito para completar uma tarefa;
- Lapsos de atenção;
- Em casos extremos, há possibilidade de alucinações e ansiedade.
Em artigo publicado no ano passado pelo Huffington Post, outras questões relacionadas ao sono que afetam a produtividade e eficiência no trabalho foram abordadas. Entre elas, estão:
Saúde fragilizada
Estudos indicam que a falta (ou excesso!) de sono pode afetar a saúde. Dormir menos de 5 horas ou mais de 10 horas por noite associa-se à propensão de uma pessoa ficar em casa doente. Quem dorme pouco demais ou em excesso está propenso a perder o dobro de dias de trabalho do que alguém que dome entre 7 e 9 horas por dia.
Problemas do sono afetam a economia
Funcionários que experimentam algum tipo de insônia – seja por acordar no meio da noite ou ter dificuldade de cair no sono – podem custar quase oito dias de produtividade às suas empresas. No mercado americano, isso corresponde a cerca de $63 bilhões de dólares ao ano.
Dormir melhora a capacidade de memória
Estudos indicam que noites bem dormidas melhorar a chamada “capacidade de memória trabalhável”, uma forma de memória que parece estar associada com as habilidades de resolução de problemas, vocabulários, tomada de decisões e compreensão de leitura.
E o que diz a medicina?
Segundo o site WebMD, horas de sono perdidas pode afetar o cérebro principalmente em quatro aspectos:
- Atenção e concentração – é difícil controlar os pensamentos e manter o foco. Essa é a primeira indicação de privação do sono.
- Tempo de reação – pode ser um problema grande em algumas carreiras. E prejudica, também, os reflexos ao volante.
- Tomada de decisão – falta de sono afeta a criatividade e a habilidade de “pensar fora da caixa”. Se você está à espera de uma ideia brilhante, vá dormir!
- Memória – você pode ter problemas para lembrar de várias coisas de uma vez, como uma sequência de três ou quatro números.
Como evitar a privação do sono
Elencamos abaixo alguns truques para lidar melhor com os efeitos da privação de sono durante o dia de trabalho e para melhorar os seus hábitos em relação ao tempo e qualidade do seu sono
- Use as chamadas ‘power naps’, que devem ser de – no máximo – 15 minutos. Elas podem aumentar a produtividade de maneira rápida para que você possa terminar uma tarefa e dão uma dose extra de energia para terminar o dia. Estudos indicam que as sonecas devem acontecer antes das 17 horas;
- Entre numa rotina de boas noites de sono. O ideal é marcar um horário para ir dormir todos os dias e seguí-lo à risca. Seres humanos são criaturas de hábitos e, quanto mais consistente forem os seus, melhor. Tente entender o seu corpo e determinar quantas horas de sono são ideais para você. Vá dormir num horário que contemple essas horas todos os dias, até que seu corpo se acostume;
- Estudos mostram que contato com telas – computador, TV, celular etc. – antes de dormir atrapalham o sono. Isso acontece por que a luz azul que sai desses dispositivos retarda a liberação de melatonina para o cérebro, dificultando que você caia no sono;
- Evite cafeína antes de dormir e exercitar-se regularmente;
- Caso tenha dormido mal, exponha-se ao máximo de luz natural possível. O sol é responsável pela produção de Vitamina D, que ajuda a nos manter acordados. Uma boa ideia é ir pro trabalho a pé, sem óculos de sol;
- Marque reuniões em horários em que você esteja alerta, assim suas habilidades de tomada de decisão não serão afetadas. Evite, por exemplo, fazer reuniões depois do almoço.