Como vencer o “Monstro” da Entrevista de Emprego?

Frio na barriga, tensão e insegurança. Essas são as sensações antes da temida entrevista de emprego. Como se comportar, vestir e falar nesse momento que é de grande importância e que vai decidir se será contratado ou se o seu currículo vai ser apenas guardado numa gaveta e esquecido?Existem várias maneiras para se destacar e ganhar pontos positivos com o seu futuro chefe.

Não chegue atrasado

O que pensar de uma pessoa que se atrasa até na entrevista de emprego? Se o trajeto leva 20 minutos de carro, saia de casa no mínimo 45 minutos antes, leve em consideração o trânsito e a possibilidade do carro estragar. Quanto mais cedo chegar, melhor.

Não exagere no “Look” para a entrevista

Se você não costuma usar roupas sociais, não faça isso somente para impressionar o entrevistador, a não ser que a vaga exija que você use roupas mais formais. Mesmo assim, seja o mais transparente e fiel à sua imagem possível. Não tente ser outra pessoa, pois se for contratado, uma hora as pessoas vão descobrir que aquele não é você.

Pesquise sobre a empresa

Saiba o máximo possível sobre o contratante. Se informar sobre o que a empresa faz, quais seus princípios e normas. Procure algo que te atraiu na empresa e se possível fale durante a entrevista.

Seja objetivo e conclusivo

Não tente deixar o entrevistador impressionado com frases gigantes e palavras complicadas. Tente ser rápido, convincente e saiba o que está falando. Transpareça confiança e não tente aparecer.

Não minta ou Invente

Se você não sabe fazer algo, não diga que sabe, você pode perder a confiança do seu chefe antes mesmo de começar a trabalhar. Demonstre que você tem interesse e que vai se empenhar ao máximo para aprender o que for necessário.

Cuidado com as gírias

No nosso dia-a-dia temos vícios de linguagem que nos acompanham, mas temos que lembrar que a pessoa do outro lado da mesa talvez não goste que passemos a entrevista inteira falando “tipo” a cada dez palavras.

Seja humilde

Não tente demonstrar que é melhor que os outros nem diga que o seu maior defeito é ser perfeccionista demais. Tenha autoconfiança, mas não exagere na dose.

Olho no Olho e Corpo Ereto

O corpo e o olhar são coisas essenciais para obter sucesso numa entrevista. Mantenha postura e olhe nos olhos do entrevistador. Desviar o olhar é sinal de medo e insegurança e são duas coisas que você não quer demonstrar numa entrevista.

Nem de mais, nem de menos

Se você é tímido ou descontraído demais, tente não exagerar. Quando se é tímido, deve-se tomar cuidado com o timbre de voz e o olhar. Não se intimide. E ser descontraído e bem-humorado não quer dizer que você vai transformar a entrevista num show de humor. Evite isso ao máximo até conhecer melhor o seu chefe.

O Curriculum Vitae é Vital

curriculum

Qualidades, cursos, experiências e informações sobre você devem ser bem estruturadas. Ao fazer o currículo, faça o mais bem feito possível e saiba que mesmo com ele impresso em mãos o contratante pode perguntar sobre ele. Esteja atento e use uma das dicas anteriores: Não minta!

Todas estas questões citadas acima são muito importantes para que você seja contratado através de uma entrevista. Seja confiante, faça seu currículo, não se atrase e boa sorte!

Conteúdo exclusivo
Junte-se a #criadoresdigitais para receber emails rápidos

Sobre o autor

2 comentários

  1. Vanessa Pereira Leite Responder
    • Vinícius Duarte Responder

Reply