Como vencer o “Monstro” da Entrevista de Emprego?

Frio na barriga, tensão e insegurança. Essas são as sensações antes da temida entrevista de emprego. Como se comportar, vestir e falar nesse momento que é de grande importância e que vai decidir se será contratado ou se o seu currículo vai ser apenas guardado numa gaveta e esquecido?Existem várias maneiras para se destacar e ganhar pontos positivos com o seu futuro chefe.

Não chegue atrasado

O que pensar de uma pessoa que se atrasa até na entrevista de emprego? Se o trajeto leva 20 minutos de carro, saia de casa no mínimo 45 minutos antes, leve em consideração o trânsito e a possibilidade do carro estragar. Quanto mais cedo chegar, melhor.

Não exagere no “Look” para a entrevista

Se você não costuma usar roupas sociais, não faça isso somente para impressionar o entrevistador, a não ser que a vaga exija que você use roupas mais formais. Mesmo assim, seja o mais transparente e fiel à sua imagem possível. Não tente ser outra pessoa, pois se for contratado, uma hora as pessoas vão descobrir que aquele não é você.

Pesquise sobre a empresa

Saiba o máximo possível sobre o contratante. Se informar sobre o que a empresa faz, quais seus princípios e normas. Procure algo que te atraiu na empresa e se possível fale durante a entrevista.

Seja objetivo e conclusivo

Não tente deixar o entrevistador impressionado com frases gigantes e palavras complicadas. Tente ser rápido, convincente e saiba o que está falando. Transpareça confiança e não tente aparecer.

Não minta ou Invente

Se você não sabe fazer algo, não diga que sabe, você pode perder a confiança do seu chefe antes mesmo de começar a trabalhar. Demonstre que você tem interesse e que vai se empenhar ao máximo para aprender o que for necessário.

Cuidado com as gírias

No nosso dia-a-dia temos vícios de linguagem que nos acompanham, mas temos que lembrar que a pessoa do outro lado da mesa talvez não goste que passemos a entrevista inteira falando “tipo” a cada dez palavras.

Seja humilde

Não tente demonstrar que é melhor que os outros nem diga que o seu maior defeito é ser perfeccionista demais. Tenha autoconfiança, mas não exagere na dose.

Olho no Olho e Corpo Ereto

O corpo e o olhar são coisas essenciais para obter sucesso numa entrevista. Mantenha postura e olhe nos olhos do entrevistador. Desviar o olhar é sinal de medo e insegurança e são duas coisas que você não quer demonstrar numa entrevista.

Nem de mais, nem de menos

Se você é tímido ou descontraído demais, tente não exagerar. Quando se é tímido, deve-se tomar cuidado com o timbre de voz e o olhar. Não se intimide. E ser descontraído e bem-humorado não quer dizer que você vai transformar a entrevista num show de humor. Evite isso ao máximo até conhecer melhor o seu chefe.

O Curriculum Vitae é Vital

curriculum

Qualidades, cursos, experiências e informações sobre você devem ser bem estruturadas. Ao fazer o currículo, faça o mais bem feito possível e saiba que mesmo com ele impresso em mãos o contratante pode perguntar sobre ele. Esteja atento e use uma das dicas anteriores: Não minta!

Todas estas questões citadas acima são muito importantes para que você seja contratado através de uma entrevista. Seja confiante, faça seu currículo, não se atrase e boa sorte!

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor

  • Vanessa Pereira Leite

    Muito bom mesmo, já passei muito por isso, é muito complicado fazer entrevistas, nem sempre conseguimos passar uma boa imagem para os entrevistadores, ficamos nervosos, suamos, até gaguejamos, muito difícil. Mas são dicas muito boas para quem vai fazer uma entrevista, principalmente para os que estão iniciando suas carreiras. Parabéns!

    • Vinícius Duarte

      Muito obrigado Vanessa. Volte sempre ao Blog!

  • Pingback: Como elaborar um bom currículo? - Curseduca()