Aprenda a entender o mercado e decole em sua carreira

Acontece com a maioria das pessoas: você consegue o seu primeiro emprego e passa bons anos da sua carreira observando e procurando maneiras de subir degraus metafóricos, mas precisa entender o mercado conquistar algo a mais.Conseguir uma promoção, receber propostas de empresas concorrentes para uma posição melhor que a que você ocupa, fazer uma especialização ou outros cursos para se tornar um profissional mais completo etc. O importante é estar sempre avançando, estar sempre um pouco mais perto do topo.

Essa ambição de conseguir um emprego ou posição melhor não é nada condenável – considerando que os seus métodos sejam íntegros, claro. Afinal, é sempre bom progredir na carreira e (por que não?) ganhar um pouco mais à medida que você vai se tornando um profissional melhor e mais completo.

Independentemente de você estar no mercado de trabalho tradicional ou trabalhar de maneira autônoma, como freelancer, é natural que você queira progredir na carreira. E uma maneira simples de diferenciar e conseguir avançar na carreira é compreender a sua indústria, se mantendo devidamente atualizado sobre as novidades e tendências da área na qual você atua.

Neste artigo, você acompanha os benefícios de compreender a sua indústria para avançar na sua carreira e como fazer isso de maneira eficiente.

Informe-se. Sua carreira agradece.

entender o mercado

Se manter informado nos dias de hoje não é fácil – por mais contraditório que isso pareça. Os meios de comunicação são muitos e variados, o profissional tem que ser cada vez mais “multiuso” e muitos empregos ultrapassam as tradicionais 8 horas de trabalho por dia. Além disso, à medida que você avança profissionalmente, sua lista de tarefas cresce e, logo, você se vê em uma posição em que é responsável por tomar decisões vitais para empresa onde trabalha ou para que o seu negócio continue vivo.

Com tantas atribulações, separar meia hora por dia para se informar sobre o que está acontecendo a sua área de atuação pode parecer perda de tempo ou, até mesmo, irrelevante – principalmente se você já tiver uma base de clientes fiéis e contentes com o seu trabalho. Em um artigo para o site Undercover Recruiter, o eletricista Jason Showhill (que ajuda outros eletricistas a se licenciarem nos Estados Unidos através do seu site Powered Electrician) lista algumas perguntas para demostrar porque é tão importante estar sempre atualizado. São elas:

  • Você é o único eletricista / encanador / designer / programador / etc. na cidade?
  • Você consegue manter os seus preços altos quando os seus concorrentes abaixam os deles e não perder clientes?
  • Você está feliz com os seus preços atuais e não sonha ganhar além do que você ganha hoje?
  • Você acredita que expandir o seu negócio está fora de questão?
  • Clientes batem na sua porta implorando para que você pegue os projetos deles?
  • O serviço que você oferece é à prova de recessões?

Se você respondeu “sim” a essas perguntas, você está fazendo tudo certo. Agora, se você respondeu “não” (o que é mais provável), significa que você pode se beneficiar – e muito! – em acompanhar as notícias da sua indústria.

7 vantagens de acompanhar as tendências da indústria:

entender o mercado

  • Encontrar os clientes certos para a sua empresa ou negócio – por saber quem está contratando ou demitindo e, também, por saber que tipo de produto ou serviço está em alta no mercado;
  • Se posicionar – por saber onde encontrar potenciais clientes e como ter acesso a eles;
  • Aumentar os seus preços conscientemente, sem sentir culpa depois – por ter a chance de se especializar no que é tendência e ser reconhecido como uma autoridade no assunto;
  • Usar a tecnologia a seu favor – com as tecnologias de hoje em dia, organizar e usar o que você sabe para otimizar o seu negócio se tornou algo necessário e que pode trazer muitos resultados. A cada dia surge um novo produto e/ou serviço que pode te ajudar com isso;
  • “Alargar” as suas metas – ao saber o que acontece na indústria você pode estabelecer metas mais ousadas, levando a sua carreira ou negócio para o próximo nível;
  • Se relacionar com “influenciadores” e experts – por saber quem são eles e onde encontrá-los;
  • Poder trabalhar com o que você quer – tendo as informações corretas e sabendo usá-las, você pode criar a carreira dos seus sonhos.

Encontre as informações que você precisa

entender o mercado

Com a massificação da internet, ficou muito mais fácil ter acesso à informação. No entanto, você tem que saber encontrar as informações certas e com a qualidade que você precisa. O ideal é que você faça uma lista de meios de comunicação e comunidades que possam lhe trazer esse conteúdo e visitá-los regularmente. Algumas opções para você começar são:

  • Jornais segmentados à sua área de atuação;
  • Blogs de empresas;
  • Fóruns de discussão online;
  • Grupos de empresas e indústrias no LinkedIn;
  • As publicações dos seus concorrentes (blogs, sites, magazines, redes sociais etc.);
  • Congressos físicos e online;
  • Trending Topics do Twitter;
  • Alertas de email (Google Alerts).

Faça uma triagem dessas fontes de informação e crie uma pasta de favoritos no seu navegador. Isso tornará o processo de ler notícias regularmente algo mais fácil e, logo, essa atividade será um hábito. Leia regularmente, faça anotações e procure maneiras de implementar essas tendências nas suas habilidades profissionais. Knowledge is power. Use it.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor