Como ter um perfil no LinkedIn atraente e impecável

A internet e as redes sociais são fatores cada vez mais importantes na vida profissional, desde a busca do emprego dos sonhos até a possibilidade de fazer novos negócios. E entre as redes sociais, a que mais ganha destaque para o âmbito profissional é o LinkedIn.

Assim, saber como configurar seu perfil no LinkedIn é importante para passar uma imagem de seriedade e confiança, e também para não deixar passar nenhuma das oportunidades que a rede oferece.

 

Afinal, o que é o LinkedIn?

Se você ainda não conhece o LinkedIn, já passou da hora de criar e configurar seu perfil, e explorar as várias possibilidades que essa rede oferece. Trata-se de uma rede social voltada para as relações profissionais, onde você poderá:

• Criar um perfil que funciona como um currículo, com seus cargos anteriores, formação acadêmica, habilidades e até mesmo prêmios;

• Receber depoimentos e confirmação de suas habilidades por pessoas que trabalham ou já trabalharam com você;

• Participar de fóruns e receber notícias dentro de seu campo de trabalho;

• Receber ou procurar oportunidades de trabalho.

Essas são apenas algumas funções dessa rede social, que pode ajudar a dar uma acelerada na sua vida profissional, e uma fortalecida em sua rede de contatos. Mas, para isso, tem que saber utilizar da forma correta.

 

perfil no linkedin

 

Dicas de como configurar seu perfil no LinkedIn

Um erro comum é encarar o LinkedIn como um perfil nas outras redes sociais, como o Facebook ou o Instagram. O LinkedIn é uma rede social única, com objetivos completamente diferentes das demais, e que deve ser encarado dessa forma.

Assim, existem algumas dicas que você pode seguir na hora de configurar e manter seu perfil do LinkedIn atualizado, que vão garantir uma imagem profissional e o melhor proveito das oportunidades que essa rede oferece:

• Cuidado com sua foto. É evidente que sua foto deve passar uma imagem profissional – ou seja, use um retrato em que você esteja com roupas pertinentes com sua profissão, e que não pareça descontraído demais. Fotos com outras pessoas, em trajes de banho ou segurando bebidas alcóolicas estão mais do que proibidas. Mas além disso, há outros cuidados que você deve tomar: sobretudo com a qualidade da imagem. Procure fotos em boa resolução, que apresentem iluminação adequada e estejam nítidas. Fotografias “borradas” ou pixeladas darão um ar de desleixo ao seu perfil, passando uma péssima impressão.

• Mantenha seu perfil sempre atualizado: Lembre-se de atualizar seu perfil com novas experiências e cursos. O LinkedIn oferece áreas específicas para inserir cursos, seminários, experiências profissionais e mesmo prêmios, então lembre-se de mantê-los o mais preenchido possível. E não se esqueça de atualizar a área de resumo, que fica no topo de seu perfil, com as melhores informações de seu currículo.

• Cuidado com seus contatos. Nas redes sociais, quanto mais contatos, melhor, certo? Errado. No LinkedIn, é preferível ter poucos e bons contatos a uma rede imensa, mas sem critérios. Sair adicionando ou aceitando profissionais que você não conhece pessoalmente pode ser uma estratégia mais danosa que benéfica. Isso porque uma conexão com aquela pessoa pode não ser, necessariamente, uma boa referência. Você entraria em contato com uma pessoa cuja única conexão em comum com você é um péssimo profissional com quem você trabalhou no passado? Pense nisso.

• Compartilhe informações, mas com responsabilidade. Finalmente, depois que tudo estiver devidamente configurado, lembre-se de utilizar a rede para realmente compartilhar informações. É através desse tipo de estratégia que você pode mostrar sua expertise em determinado campo, e criar novas conexões. Mas cuidado: evite compartilhar informações de fontes duvidosas, e sempre confira a veracidade das informações e se não há erros de português.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor