Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Metaverso do Facebook: cursos online e vendas digitais

Uncategorized

Metaverso do Facebook: cursos online e vendas digitais

11/04/2021
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O metaverso do Facebook é uma novidade que pegou muitas pessoas de surpresa. Então, se você nunca ouviu falar desse termo antes, não se preocupe, pois ele é novo mesmo.

Porém, é muito provável que você escute falar dele cada vez mais a partir de agora. Afinal, estamos falando do novo nome da rede social mais popular da atualidade, o Facebook.

Acontece que o metaverso não é apenas um novo nome para uma rede social famosa, pois há muito mais por trás desse termo.

Para quem trabalha com vendas digitais, como a venda de cursos online, entender como funciona esse novo mundo é fundamental para se adaptar. E continuar a lucrar.

Metaverso-do-facebook-cursos-onlibe-e-vendas-digirais

Acompanhe.

Marketing e vendas de cursos online: o metaverso das redes sociais

No dia 28 de outubro desse ano o Facebook o anúncio do seu novo nome: Meta, e seu novo objetivo é construir o Metaverso.

O termo meta verso não é novo, pois é parte de uma obra de ficção científica do ano de 1992, o livro Snow Crash. Portanto, nesse contexto, metaverso é o nome de um universo virtual, que Hiro, o protagonista, acessa através da tecnologia.

E foi justamente esse contexto que inspirou Mark Zuckerberg na proposta que se considera como o futuro do Facebook.

O CEO no Facebook afirma que no futuro sua empresa não será conhecida como uma empresa de mídia digitais, mas como uma empresa de metaverso.

Com isso  se refere a um mundo de possibilidades que reúne realidade virtual aumentada, com uso de acessórios como óculos 3D e muito entretenimento. Porém, também com grande impacto no mundo dos negócios de quem  anuncia e vende através do Facebook.

O Facebook agora é metaverso: entenda

A principal ideia por trás do Metaverso é construir uma realidade 3D alternativa na qual os usuários passem um bom tempo do dia.

Para o usuário será como estar integralmente dentro da rede social, portanto, em verdadeira uma realidade. Contudo, para isso é necessário utilizar um óculos especial, e uma pulseira capaz de capturar o movimento das mãos em tempo real.

Além disso, a empresa pretende construir um ambiente de negócios com a menor dependência possível de plataformas externas. Portanto, é principalmente nesse detalhe que produtores de infoprodutos, como cursos online, devem ficar de olho.

O futuro da Internet: novas plataformas de mídias sociais geram novos desafios

A rede social Facebook surge no ano de 2004 de forma tímida. Porém, agora em 2021 já conta com 1,84 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Desta forma, não demorou muito para que as empresas perceberem os potenciais da rede social. Mas, também para os prejuízos de ficar de fora do mundo online.

Afinal:

  •  No Facebook é possível interagir em tempo real com seu público-alvo e consumidores;
  • Seu público está no Facebook, então se você não estiver lá pode ter certeza que muitos dos seus concorrentes vão estar;
  • Posts atrativos, exibidos ao público certo, significam o número maior de conversão em leads e vendas para qualquer produtor de cursos online.

Mas, agora o Facebook é Metaverso. Um fato importante sobre esse conceito é que não apenas a rede social deve ser acessada dessa forma, porém toda a internet.

Meteverso-3d-realidade-virtual

Na prática significa que no futuro ao nos conectarmos a rede mundial de computadores ela vai estar ao nosso redor. Portanto, o mundo online não mais estará restrito a tela de um computador, tablet ou smartphone.

Tudo isso abre um mundo de novas perspectivas, mas também de novos desafios para quem proprietários de um negócio digital.

 O Impacto sobre os produtores de cursos online

Como lidar com um mundo digital 3D ao redor do usuário e as interações nesse ambiente no novo metaverso do Facebook?

Essa é a principal questão que os produtores de cursos online devem responder. Pois, o Facebook planeja aplicativos para construir cenários tridimensionais, ferramentas e até roupas para serem usados em seu mundo digital.

Agora imagine o impacto disso nos seus anúncios, e na relação da sua empresa com seu público-alvo e consumidores. Antes de tudo, será necessário construir um Avatar 3D que represente a sua marca. Já que no novo universo online todos terão seu avatar.

Cenários, cores e sons vão permear um mundo ativo semelhante ao mundo real, onde a sua empresa e os seus produtos vão precisar estar presentes.

Muito provavelmente conversar com seus clientes e público no metaverso pode ser semelhante a receber pessoas no seu escritório.

Portanto, vamos deixar uma relação construída apenas com imagens, vídeos, likes e comentários. E imerger em uma relação construída com diálogos realistas, que mais se assemelham a alguns videogames 3D atuais, do que uma rede social.

Como criar um curso online que supere as expectativas no novo Metaverso?

Ainda é muito cedo para dizer tudo que será necessário para se destacar no metaverso. Contudo, já é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado por produtores de cursos online.

Para isso, é necessário pensar no seus produtos da perspectiva de quem quer anunciar e vender online metaverso do Facebook desde o início.

Para ajudar você que está começando, preparamos algumas dicas básicas, porém fundamentais para seu sucesso em vendas digitais.

1. Defina seu tena e público-alvo 

Ao planejar um curso online você deve ter um tópico, um assunto que será para abordar em suas aulas. Por exemplo: um curso de inglês.

Todavia, para definir a forma certa de trabalhar o assunto é preciso definir seu público alvo. Pois, entender quem é a sua audiência é importante para diversos aspectos do seu curso, o que inclui:

  • Forma de abordar o conteúdo;
  • Construção dos materiais didáticos;
  • Aulas ao vivo ou aulas gravadas?
  • Formas de divulgação no metaverso do Facebook.

Em outras palavras, ter um bom alinhamento entre o tema e o público-alvo é necessário para o sucesso das vendas digitais dos seus cursos online.

As características do seu público-alvo vão descontar o clima que o curso terá.

2. Conheça bem o seu público para entender suas necessidades

Diferentes públicos possuem diferentes necessidades. Como produtor de cursos online você deve atender as necessidades específicas da sua audiência.

Então, fazer uma pesquisa de mercado prévia para conhecer bem seu público é uma boa ideia.

É possível até mesmo utilizar o próprio Facebook para captar dados. Pois, você pode criar grupos de discussão, página de divulgação e até enquetes por lá.

3. Vá além das necessidade para criar cursos online

Aonde conhecer as necessidades do seu público alvo, também é preciso entender quais são os desejos e anseios nesse público. Pois, em há uma diferença entre necessidade e desejo do consumidor.

Cursos-online-metaverso

Lembre-se que nem sempre as pessoas adquirem produtos porque preciso. Muitas delas compram por que desejam ter ou ser o que aquele produto permite.

4. Piloto e pré-venda: mensure os interesses da sua audiência antes de investir tudo em um curso online

Antes de ir com tudo nas vendas de um curso online é importante mensurar os interesses da sua audiência. E há duas ótimas formas de fazer isso:

  • Pré-venda: libere as vendas do curso um pouco antes da data de lançamento e acompanhe a reação do público;
  • Piloto: entregue uma aula piloto, para a apresentar o que o cliente encontrará no curso, durante a sua pré-venda.

Caso perceba que seu curso online não agradou muito o público inicial, há tempo para fazer as mudanças necessárias.

Pois, você pode remarcar a data de lançamento, ou até mesmo partir para outra ideia de cursos online.

5. Use o metaverso ao seu favor para testar, divulgar e vender mais

A principal característica de uma rede social é interação entre os usuários. Portanto, para construir um relacionamento duradouro com seu público é preciso interagir com ele no dia a dia.

E com isso você pode usar o meta verso do Facebook para testar, divulgar e aumentar suas vendas de cursos online  com estratégias simples. Por exemplo:

  • Com a divulgação de vídeos com mini aulas promocionais;
  • Realização de pesquisas sobre os gostos, interesses e necessidades do público;
  • Obter feedback do próprio público-alvo para novas ideias de cursos online.

Tudo isso implica em produzir conteúdo promocional de boa qualidade e que agregue valor ao usuário. Portanto, divulgar informações úteis e de valor, e entender os anseios do público também importa.

A escolha da plataforma certa para hospedar seus cursos online

Escolher a plataforma EAD certa também é um diferencial para quem quer ter sucesso com a venda de cursos online. Afinal, uma boa plataforma EAD facilita todo o processo de vendas de cursos online.

O infoprodutor só precisa se cadastrar e submeter o seu material a aprovação da plataforma escolhida. Porém, para o usuário, a plataforma certa torna a experiência muito mais satisfatória.

Ou seja, vender seus produtos em uma boa plataforma EAD é uma escolha onde a sua empresa ganha duas vezes. Pois, é muito mais prático e você também ganha pontos junto aos seus clientes.

Não sabe onde encontrar uma boa plataforma EAD  para vender seus cursos online? Aproveite e conheça a Curseduca.

Dicas finais

No mês de abril desse ano, o Facebook destinou a quantia de um US$ 1 bilhão de dólares para investimentos na criação do seu meta versus. Tudo para promover a reunião de pessoas do mundo todo em ambientes virtuais realistas.

Portanto, é um grande investimento que está apenas começando anuncia as mudanças futuras na internet que vão impactar a todos.

E para ter sucesso na criação, divulgação e vendas de cursos online você não pode deixar de acompanhar e se preparar para  metaverso do Facebook.

Curtiu as dicas? Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o metaverso do Facebook? Comente!