6 diferenciais que seu negócio gera ao produzir cursos online

Há 5 anos, produzir cursos online era novidade e uma porcentagem pequena de quem tinha acesso à rede se submetia à experiência. Hoje em dia é bem diferente. A revolução que a internet provocou e continua provocando na educação é um assunto recorrente aqui no blog. E, à medida que essa realidade se sedimenta no cotidiano das pessoas, a aprendizagem online se torna cada vez mais comum. Usar a internet para aprender uma nova habilidade, usar um software ou, até mesmo, uma profissão é algo normal.

A internet não é mais um lugar onde prevalece o entretenimento ou onde complementa-se o conhecimento obtido em sala de aula. A internet é a sala de aula. Ela é um lugar onde as pessoas podem construir suas carreiras, expandir seus conhecimentos e interagir em comunidade. É comum hoje em dia vermos pessoas que têm na internet suas fontes primárias de renda e novas profissões vêm surgindo para atender as demandas dessa nova realidade. Isso é tão palpável que o marketing digital é considerado, há algum tempo, uma área interessante para o empreendedorismo.

“Ok, isso mostra as vantagens dos cursos online para quem quer aprender. Mas, por que eu deveria considerar a ideia de criar um curso online? Que benefícios isso pode trazer para o meu negócio?”

Para o escritor Jeff Goins, a decisão de investir num curso online veio da ideia de prover uma experiência de aprendizado aos seus leitores que fosse além do escopo do seu blog. “Agora, um curso online pode ser comparado a uma experiência de educação real e ao vivo. De fato, às vezes é até melhor”, escreveu.

Nessa perspectiva, elencamos abaixo 6 benefícios que um curso online pode trazer para o seu negócio:

1. Construir credibilidade

Qualquer negócio, online ou offline, precisa de credibilidade para dar certo. Ao criar um curso online, você mostra para o mercado que tem conhecimento da indústria na qual atua. Ter o seu curso aceito pelo público é uma maneira de construir e acelerar a credibilidade do seu negócio. Sem falar que você estará ensinando algo que já sabe, ou seja,  é um conteúdo que você já domina.

2. Posicionar-se como expert

expertQuando você se propõe a ensinar, automaticamente você assume uma posição de referência. Criar um curso online bem estruturado e que seja exposto ao mercado da maneira correta possibilitará que você se posicione como expert na sua área de atuação. Mais pessoas conhecerão o seu trabalho e recorrerão à sua expertise quando precisarem de ajuda.

3. Criar uma fonte extra de receita

Mesmo que os cursos online não sejam o foco do seu negócio, colocar um curso na rede cria uma fonte extra de receita para a sua empresa. E o melhor: ela é uma fonte passiva, pois ele fica disponível 24 horas por dia na internet, e contínua, pois podem ocorrer inúmeras vendas enquanto o curso estiver disponível.

4. Fortalecer o branding

branding

Colocar um produto no mercado é uma maneira incontestável de trabalhar o branding da empresa. Com um curso online que carregue a mensagem da marca é possível ampliar seu alcance de forma exponencial, fidelizando clientes novos e antigos, e atraindo clientes em potencial. É como se o o curso fosse uma peça atrativa do portfólio da sua empresa.

5. Escalar a audiência

Criar um curso online é, dentre outras estratégias, uma maneira de transformar um serviço em um produto. E isso pode te ajudar a escalar a audiência do seu negócio. Por exemplo, além de oferecer monitoramento de redes sociais como um serviço da sua empresa, você pode, também, vender um curso que ensine as pessoas a fazerem o monitoramento. Desse jeito, você continua a atingir o público que deseja e tem meios para terceirizar o serviço e, ao mesmo tempo, atrai um público que busca por uma solução mais DIY (do it yourself).

6. Criar uma comunidade

Além das várias características dos cursos online já discutidas em outros artigos (baixo custo, mobilidade, auto-disciplina etc.), outra grande vantagem é a conexão entre peers, ou seja, “pares”. A comunidade existente dentro de um curso online é um microcosmo diante da comunidade de um blog, por exemplo, mas, ao mesmo tempo, é um espaço de discussões mais aprofundadas, no qual as pessoas podem se ajudar em um nível muito mais intenso.

 

E aí, se convenceu? =D

Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e outros benefícios que os cursos online trouxeram para o seu negócio. E clique aqui para saber como se tornar um instrutor do Curseduca.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor