5 maneiras infalíveis de ter um diferencial competitivo com cursos online

Quando colocamos em evidência o potencial dos cursos online na educação, não o limitamos ao aprendizado de conteúdos teóricos ou atividades cotidianas. O desdobramento da ascensão dos cursos online no mercado de trabalho é gigantesco. Do ponto de vista profissional – considerando as possibilidades de adquirir novas habilidades e/ou aperfeiçoar as já existentes; além de criar novas oportunidades e relacionamentos – os cursos online apresentam um amplo cardápio de colaboração para o desenvolvimento profissional e diferencial competitivo de seus estudantes.

Pela perspectiva da aprendizagem seletiva, ou seja, a oportunidade de focar os seus estudos no que realmente gosta, quer e/ou precisa; os cursos online são aliados promissores para potencializar competências e ter um diferencial competitivo capaz de colocar o profissional em uma posição de vantagem no mercado de trabalho.

A ideia por trás dos cursos online é que eles são acessíveis e aplicáveis a uma ampla variedade de estudantes – ou aprendizes – que têm interesses e níveis de habilidade diferentes. Para o professor da Universidade de Michigan, Dr. Chales Severance (conhecido como Dr. Chuck), existe um grande valor em colocar esses alunos juntos, pois eles podem aprender bastante uns com os outros.

Pensando nisso, elencamos abaixo 5 maneiras de potencializar suas competências e ter um diferencial competitivo com cursos online.

1- Saber o que quer

diferencial competitivo

Se você sabe o que quer da sua carreira, sabe que habilidades precisa desenvolver e que conteúdo precisa consumir para chegar ao seu objetivo. Nesse sentido, uma vantagem dos cursos online é você ter autonomia para focar no que realmente interessa. Os cursos estão cada vez mais específicos e temos a opção de “pular” as aulas introdutórias ou já vistas em outros cursos.

O que você busca com a sua carreira? O que espera dela? Qual é a sua identidade enquanto profissional?

Faça-se essas e outras perguntas para ter uma noção clara de onde quer chegar com a sua carreira. A partir daí, comece a construí-la.

2- Saber o que tem a oferecer

Quais são os seus pontos fortes? No que você se destaca? O que mais gosta de fazer dentre as atividades que a sua profissão requer? O que você consegue fazer melhor que as outras pessoas?

Tão importante quanto saber o que você quer, é saber o que você pode oferecer enquanto profissional. Cursos online constituem uma maneira interessante de desenvolver novas expertises e, ao mesmo tempo, dominar as habilidades já existentes.

Destaque o que você domina de um jeito significativo e, ao mesmo tempo, procure por conteúdos que te tornem um profissional mais atrativo. Ou seja, que corresponde ao que os recrutadores estão procurando.

3- Preparar-se

A era da internet é a era das oportunidades, mas é preciso estar preparado para elas. De nada adianta ter um monte de vagas e participar de vários processos seletivos se não tiver a base de conhecimento e habilidades necessárias para que a experiência seja bem-sucedida.

Procure por cursos que lhe permitam se preparar para as oportunidades. Pesquise por novos métodos, renove seu skillset e amplie o domínio sobre a sua indústria. Trate o seu aprendizado como um trabalho. E quem sabe você decida, até mesmo, criar o seu próprio emprego.

4- Expressar-se

diferencial competitivo

Os cursos online também podem colaborar, também, com a sua autopromoção; com a maneira como você expressa como profissional. Será que você está usando os meios corretos para transmitir a sua mensagem?

Para desenvolver uma marca pessoal sólida, crie um portfólio online que evidencie os seus melhores trabalhos e os deixe à disposição de recrutadores e potenciais clientes na internet.

5- Conectar-se e construir um diferencial competitivo

Alunos de cursos online formam, hoje, uma comunidade. E ela é um excelente mecanismo para conhecer profissionais que vivem experiências parecidas com a sua, com que você pode aprender ou ensinar.

Outro diferencial competitivo valioso nesse cenário é aprender a usar as suas redes sociais em favor da sua carreira. Atrair clientes, ou ofertas de emprego, e fortalecer a sua marca pessoal são algumas das vantagens presentes aqui.

Tudo o que foi apresentado nesse artigo pode ser aprendido, praticado ou potencializado por meio de cursos online. Vasculhe a página de cursos e procure pelos conteúdos que lhe ajudarão a dar o próximo passo na sua carreira.

E não esqueça de compartilhar as suas ideias com a gente nos comentários!

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor