Escolha que carreira seguir com um teste vocacional

Como foi visto algumas postagens atrás, aqui no Curseduca, testes vocacionais podem ser uma grande ajuda na hora da escolha de carreira. Eles não vão lhe dizer exatamente o que fazer, mas podem lhe dar várias opções de áreas que combinem com você.

Se você é um aluno do Ensino Médio e não se decidiu sobre o vestibular, relaxe, pois essa é a situação mais comum entre todos os jovens no mundo inteiro. E isso normalmente está ligado aos nossos pais. Acontece que sempre nos espelhamos em tudo, e por vezes, pensamos que ao escolher o que eles escolheram para seguir, estaremos fazendo o certo, mas não é bem assim.

Meu pai é um vendedor, e minha mãe era uma professora da Pré-escola. Já eu, nunca fui bom em vender nada, e dar aulas para crianças não é comigo. Eu gosto mesmo é do que estou fazendo nesse exato momento. Escrever.

É verdade que fiquei um pouco confuso antes de escolher qual vestibular fazer, e é verdade também que não fiz nenhum tipo de orientação vocacional (até porque não sabia muito sobre este recurso), mas talvez, se tivesse feito, teria tanta certeza quanto tenho agora de que é mesmo o Jornalismo que quero seguir.

Bom. Estamos falando de orientação profissional, e uma hora ou outra terá de escolher a carreira que você vai, provavelmente, seguir para o resto da sua vida, mas não se preocupe, esqueça toda a pressão. Hoje lhes apresentarei um teste vocacional muito interessante, do site SouVestibulando.

Vamos ao teste vocacional

Este teste vocacional profissional online é rápido e gratuito. Você levará no máximo dois minutos, escolhendo sempre entre duas respostas para perguntas simples. Ele analisa seu perfil e aponta áreas que melhor se encaixam a ele. Ao final, aparecerá o resultado da análise, como esse:

teste vocacional

 

A análise acima foi feita a partir do meu teste, e inclusive, a área que eu escolhi foi apontada. Além dela, apareceram muitas outras, pois, como foi dito anteriormente, as orientações vocacionais não lhe dão uma única escolha de profissão. A que com certeza você amará e seguirá sem se arrepender. E sim, um leque de opções, baseadas no que você é.

Para mim, foi uma experiência divertida e além de apontar profissões que combinam comigo, me ajudaram com o autojulgamento de coisas simples do meu dia a dia, como a tomada de decisões e a maneira que eu lido com o trabalho.

O exercício do SouVestibulando é baseado no livro “Do What You Are: Discover the Perfect Career for You Through the Secrets of Personality Type”, de Paul e Barbara Tieger. Se você se interessou por este estudo, e tem domínio do inglês, há alguns exemplares a venda na Amazon, pelo preço máximo de $10,00.

Se este teste apontou carreiras que você acha que você não se vê fazendo, tudo bem. Tente outras orientações online, ou até mesmo com um psicólogo. O que importa é fazer o que gosta e que te faça se sentir bem.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor