Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
ExO Canvas: como planejar uma Organização Exponencial

ExO Canvas: como planejar uma Organização Exponencial

11/04/2021
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O conceito de Organizações Exponenciais está em plena ascensão. E está cada vez mais nítida no mundo dos negócios a necessidade de colocá-lo em prática. A cada dia aumenta o número de empresas, executivos e empreendedores que se atentam para a importância de planejar e gerenciar seus negócios por meio de perspectivas de abundância, transparência e abertura econômica. Nesse sentido, especialistas em gestão de todo o mundo participaram do processo de co-criação do Canvas das Organizações Exponenciais (ExO Canvas), uma ferramenta de planejamento estratégico destinada a auxiliar empresas e empreendimentos a se tornarem operacionalmente ativos nessa nova configuração de mercado.

ExO Canvas

O Canvas das Organizações Exponenciais é um novo modelo organizacional que ajuda a conduzir um negócio à condição de empresa operacionalmente ativa num cenário de mudanças tecnológicas. Transformar uma empresa em uma ExO ou tirar uma ExO do papel significa estreitar o salto entre a organização tradicional linear e seu ambiente exponencial. Ou seja, é preciso compreender o cenário e entender como a empresa se relaciona com os fatores inseridos nele. Uma ExO é pelo menos 10 vezes mais efetiva, eficiente e/ou rápida em relação às empresas similares que atuam no mesmo nicho.

Em entrevista à revista Exame, o especialista em Organizações Exponenciais e fundador da Singularity University, Salim Smail, explicou que “a teoria tradicional não dá mais conta do ritmo exponencial de mudanças do mundo. Todos os programas de MBA e cursos executivos têm falado por mais de meio século sobre como construir empresas eficientes para entregar o mesmo produto em centenas de países, usando um mesmo padrão. Mas agora vemos que a flexibilidade é o novo diretor do crescimento. Empresas tradicionais são treinadas para resistir a mudanças e têm um tempo de reação muito lento. E assim perdem competitividade. Hoje, se um executivo não se preocupa em saber o tempo todo quais tecnologias estão por vir e podem impactar o negócio, ele não está fazendo bem seu trabalho”.

Nessa perspectiva, o ExO Canvas auxilia visionários, inovadores, executivos e empreendedores a fazerem um planejamento estratégico, a fim de criarem organizações altamente escaláveis, utilizando novas técnicas organizacionais e acelerando tecnologias. A ferramenta é o resultado da colaboração entre especialistas no conceito de Organizações Exponenciais ao redor do mundo. Entre eles, está o especialista brasileiro Francisco Milagres, instrutor do curso Organizações Exponenciais – aprenda como as empresas mais valiosas crescem, disponível no catálogo do Curseduca.

Criado em poucos meses, o modelo foi divulgado em março deste ano e foi planejado para ser atualizado de tempos em tempos, como um software. A cada poucos meses, uma nova versão do ExO Canvas será lançado a partir do feedback recebido pela comunidade.

Como funciona?

Os rápidos avanços da tecnologia estão modificando os negócios numa velocidade alarmante. O ExO Canvas é um guia criado para auxiliar as organizações nesse novo caminho, ensinando-as a abraçar a tecnologia e fazer uso de novas maneiras de escalar, pensar, planejar e operar.

ExO Canvas

O Canvas funciona de modo a permitir a visualização dos atributos da empresa/organização, levando em consideração, também, seu Quociente Exponencial (EXQ). O modelo é dividido em cinco seções, sendo que três delas correspondem aos elementos que formam uma Organização Exponencial: MTP (Propósito Massivo e Transformador), S.C.A.L.E. (staff sob demanda, comunidade, algorítmos, ativos alavancados e engajamento) e I.D.E.A.S. (interfaces, dashboards, experimentação, autonomia e social). As duas colunas posicionadas nas extremidades do Canvas são dedicadas às informações da empresa (quais dados são necessários, como consegui-los etc.) e à implementação dos atributos para que a organização possa crescer de maneira exponencial.

A partir do preenchimento de cada seção, o ExO Canvas oferece uma visualização global da organização e dos elementos que a levarão à condição de crescimento exponencial.