Fui demitido, o que fazer agora?

A maioria das pessoas procuram arrumar um emprego onde cresça e conquiste um espaço de respeito, para conseguir formar uma carreira progressiva e duradoura, porém, nunca se sabe quando o pior pode acontecer: ser demitido. Empresas grandes muitas vezes têm de fazer cortes de orçamento, e com isso, empregados antigos são mandados embora.

Ser demitido provavelmente é uma das piores sensações e situações que um ser humano pode passar, mas se isto um dia acontecer com você não fique desesperado, existe uma série de coisas a se fazer para reencaminhar a sua vida profissional:

1- Não se acomode

Este item é importante. O seguro desemprego traz um conforto ao demitido de maneira que  em algumas ocasiões ele fica até o último mês de recebimento sem procurar uma nova oportunidade de emprego. Utilize este benefício apenas como um bem provisório enquanto corre atrás de outro trabalho.

2- Estude

Em alguns casos, as pessoas passam tanto tempo trabalhando que deixam os estudos de lado, terminam no máximo a graduação e param por aí. Este é o momento de ampliar seus conhecimentos e colocar um peso a mais no seu currículo. Enquanto procura por um novo espaço no mercado, faça alguns cursos, sejam eles curtos ou não.

3- Onde procurar

Uma ótima maneira de procurar um novo emprego é ir até empresas que te interessam e entregar pessoalmente o currículo, pois seu interesse irá atrair muito mais do que somente um documento enviado por e-mail. Porém, outra ótima opção é procurar na internet agências de RH na sua cidade. Nelas, é feita uma intermediação entre empresas e os interessados em suas vagas.

4- Currículo e entrevista

Dependendo do tempo que você passou no emprego em que foi demitido, talvez nem tenha mais seu currículo em mãos, e tenha problemas em saber como se comportar durante uma entrevista de emprego. É importante que você, em ambos, se preocupe em mostrar as suas qualidades sem ser soberbo.

5- De demitido à admitido

Esta transição é complicada. Se você realmente quiser uma boa chance no mercado, com certeza terá que correr atrás, e cada um dos tópicos anteriores será uma coisa a mais que terá de fazer durante esta jornada. Mas quem escolhe se carregará o status de demitido por um mês ou seis é você.

6- Começando do zero

Se você ficou um bom tempo na última empresa em que trabalhou, provavelmente batalhou muito, conseguiu um espaço digno e recebia uma quantia acima do piso da categoria. Porém, você bem sabe que provavelmente, quando entrar na empresa, vai ter que passar pelas mesmas coisas para voltar à sua situação anterior, e talvez não ganhe tão bem quanto antes. É realmente muito difícil lidar com isso, porém, é necessário. Talvez você tenha que colocar as contas na ponta do lápis, e começar a se policiar com gastos feitos anteriormente, até que sua vida se estabilize novamente. Este pode ser um processo demorado, mas o mais importante é erguer a cabeça e seguir, fazendo sempre seu trabalho e se preocupando com seu desempenho profissional, e aposto que você vai conquistar o que deseja, afinal, como dizia minha avó “Quem sabe o que faz, não fica para trás”

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor