14 jargões corporativos que você deve conhecer

Em toda empresa existem jargões corporativos que são utilizados para determinar ações e cargos. Você pode até tentar fugir, mas quando você menos esperar um colega de trabalho pode lhe dizer que haverá um brainstorm em duas horas.

São inúmeros termos, normalmente em inglês, e para que você fique por dentro do “dicionário empresarial”, listaremos abaixo os mais utilizados:

1. Brainstorm

O brainstorm, também conhecido como “tempestade de ideias” é uma espécie de reunião para a decisão sobre determinados assuntos a partir de ideias e opiniões de todos os participantes.

2. Feedback

Esta ação é realizada após a entrega de algum trabalho, por exemplo, quando o chefe, ou outro funcionário responsável enviará uma avaliação do material, no intuito de pontuar as características boas e as que podem ser melhoradas, aumentando possivelmente,  a qualidade de trabalhos futuros.

3. Approach

É o tipo de abordagem que será tomado no processo criativo de determinado produto ou marca.

4. Briefing

É feito por quem solicita algum tipo de serviço. Nele deve conter todas as informações necessárias para a completa realização do trabalho. Este jargão é muito utilizado em jornalismo e publicidade.

5. Key User

É uma espécie de especialista. Alguém que conhece todas as funções de um software e pode dar suporte aos outros funcionários em certas circunstâncias.

6. B2B e B2C

São jargões corporativos criados a partir de abreviações fonéticas ligadas ao comércio. A primeira, o B2B, vem de “Business to Business” e se refere ao comércio direto de uma empresa para outra, sem o envolvimento do consumidor. Já o B2C (Business to Customer), é o padrão de venda, onde a empresa vende seu produto para um consumidor através da internet.

7. Branding

É o processo de construção de uma empresa ou produto.

8. Networking

Este é um dos jargões corporativos mais utilizados no meio empresarial. O networking é uma rede de contatos, que são cruciais durante a formação e o mantenimento de uma empresa. Quanto mais contatos, maior seu networking.

9. CEO

Este jargão se refere à um cargo empresarial, que neste caso é o de chefe executivo. Normalmente, este cargo é o mais elevado da empresa, e o CEO é responsável por todas as decisões executivas de uma corporação.

10. Coaching

É um processo muito interessante de treinamento, onde um funcionário recebe instruções de um conselheiro, para que seu desempenho profissional seja ampliado e que seus hábitos e comportamentos sejam adaptados ao ambiente de trabalho. Isto tudo é feito através de um acompanhamento contínuo.

11. Deadline

Muito temido pela maioria dos profissionais, é o prazo limite para a entrega de um trabalho. Na maioria das vezes é impossível fazer com que a data de entrega seja posterior ao deadline.

12. Headhunter

Pode ser considerado como uma espécie de caça-talentos, que busca profissionais com potencial e desempenho elevado para trabalhar em uma empresa.

13. Know-how

Dos jargões corporativos, este se caracteriza como sendo o essencial para a realização de um trabalho, pois nada mais é do que o conhecimento para a realização de tarefas.

14. Startup

Startup é um novo projeto de empresa em potencial, que que pode obter uma receita relativamente grande em um período curto.

 Mais jargões corporativos?

Se você conhece outro jargão deixe seu comentário abaixo. O feedback sobre este texto também é bem-vindo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor