Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Digital

Lançamentos Digitais: vale a pena?

03/02/2022
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já ouviu falar da metodologia de marketing lançamentos digitais? Conhecida como uma estratégia capaz de gerar altos valores de lucros em um curto período de tempo, podemos dizer que qualquer criador de conteúdo precisa conhecer alguma coisa sobre lançamentos.

lançamentos digitais

Afinal, é preciso ser estratégico para conseguir maior visibilidade e sucesso em suas vendas online. E principalmente para quem está começando agora, utilizar a estratégia certa para divulgar seus infoprodutos é fundamental. Mas, o melhor sobre os lançamentos digitais é que qualquer pessoa, com ou sem experiência em vendas online, pode obter um bom proveito dela.

No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber para fazer seu primeiro lançamento digital, incluindo dicas cruciais para o planejamento da sua campanha.

Acompanhe.

O que são lançamentos digitais?

Os lançamentos digitais são eventos de vendas que possuem como objetivo principal gerar o maior volume possível de receitas no menor espaço de tempo. Para isso esses eventos seguem algumas regras fundamentais;

  • Possuem dia e hora definidos para iniciar e terminar;
  • Esse prazo não deve ser muito longo;
  • Quando não há limite de tempo, há limite de vendas;
  • O evento deve gerar expectativa e ansiedade no consumidor;
  • É preciso realizar um bom trabalho de divulgação prévio.

Como é de imaginar, para conseguir um bom lançamento digital é preciso investir em planejamento. E realizar uma série de ações de marketing e divulgação para captar e qualificar leads. Caso contrário, o lançamento pode ser um completo fracasso.

Mas, antes de explicar em maiores detalhes como planejar e executar seus lançamentos digitais vamos conhecer mais de perto as vantagens de investir nesse tipo de evento.

Vale a pena investir em lançamentos digitais?

Talvez você esteja se perguntando: “mas, o que eu faço se meu lançamento digital der errado? Será que vale a pena gastar tempo e dinheiro com essa estratégia?”. Se esse é o caso, saiba que essa é uma dúvida comum a muitos criadores de conteúdo.

criação de conteúdo

Porém, quando você investe seu tempo e se dedica para criar um produto digital de qualidade. Ou seja, um infoproduto que você pesquisou antes de desenvolver para saber se agradaria sua audiência. E planeja bem seus lançamentos, é muito difícil que algo saia fora dos trilhos.

Mas, para ajudar você a tomar essa decisão, e ter certeza de que essa é a melhor estratégia, separamos 3 vantagens importantes dos lançamentos digitais que todo criador de conteúdo precisa conhecer.

Pico de vendas

Os lançamentos digitais geram picos de vendas elevados para seus idealizadores. Isso ocorre principalmente por 3 motivos:

  1. Há um produto que muitas pessoas querem adquirir e está prestes a ser lançado;
  2. Mas, a quantidade de vendas ou o tempo para comprar é limitado;
  3. Isso gera naturalmente uma expectativa e ansiedade na audiência, que vai comprar o produto assim que ele estiver disponível.

Ou seja, toda estratégia do funil de vendas desenvolvida, desde a captação das leads qualificadas até a conversão em vendas, é conduzida para deixar o público sempre na espera. Além disso, a campanha lembra a audiência periodicamente que o produto digital que desejado será lançado em breve.

E uma vantagem adicional relacionada a essa é que suas campanhas de marketing são feitas para durar apenas um certo período de tempo. Portanto, você define um orçamento prévio, monta sua campanha e distribui aos recursos do início ao fim sem precisar gastar mais. E já com uma margem prévia de retorno estipulada antes mesmo de começar.

Crie estratégias impactantes

O modelo de lançamentos digitais tem duração pré-definida, diferente de um funil de vendas perpétuo onde a captação de leads precisa ser constante. Com isso, esse método possibilita o planejamento prévio de estratégias impactantes.

Afinal, você pode fazer dois ou mais lançamentos durante o ano. Por exemplo: pode adotar uma estratégia de lançamentos trimestrais. E cada campanha que você criar será única e não se repetirá mais.

Como resultado, cada lançamento digital que você fará pode levar seu empreendimento digital a um novo patamar. O que gera mais valor para a sua marca. E construindo uma sólida autoridade no mercado.

Tudo o que você precisa é gerar um sentimento de urgência na sua audiência, deixando claro que ao perder aquela oportunidade de adquirir o produto o usuário estará perdendo algo muito valioso para ele.

Reformule produtos e transforme seus lançamentos em vendas perpétuas

Se você tem um produto digital de qualidade, que é muito procurado, mas foi vendido em um lançamento, você pode aproveitar oportunidades futuras para transformá-lo em vendas perpétuas.

Mas, para isso, é preciso que seus lançamentos digitais tenham sempre um diferencial que não vai se repetir quando esse conteúdo retornar. Pode ser o valor do produto ou até adicionais que não vão estar disponíveis, como aulas extras em um curso, uma apostila de brinde, conteúdos a mais em um e-book.

Depois, se você percebe que há demanda recorrente para o produto em questão, é só reformular o conteúdo. E disponibilizar o item repaginado para que as pessoas possam adquiri-lo quando quiserem.

Com isso você mantém a exclusividade que um lançamento deve ter, ao mesmo tempo em que aproveita para lucrar mais com o mesmo conteúdo.

Planejamento de um lançamento digital

Para que um lançamento digital tenha êxito é importante investir em planejamento. Pois, para que o seu pico de vendas seja realmente alcançado você precisa alcançar seu público e ter impacto sobre ele.

Isso significa que não é possível realizar lançamentos de uma hora para outra apenas porque a estratégia é vantajosa e funciona. Pelo contrário, criadores de conteúdo de sucesso que trabalham com esse método normalmente elaboram um calendário anual para seus lançamentos digitais.

Então, eles sabem quando vão efetuar um lançamento, quanto dinheiro será investido, quando o evento irá começar e terminar. E ainda qual o lucro esperado com muita antecedência. Além disso, para ser bem sucedido, cada lançamento respeitar as três etapas a seguir.

Pré-lançamento

Aqui começa o planejamento do seu lançamento digital. Essa etapa envolve conseguir o máximo possível de informações sobre seu público para estruturar a sua persona e elaborar seu conteúdo.

Você pode saber se um lançamento será o sucesso quando oferece ao público exatamente o que ele quer receber. Para isso é preciso identificar dentro do seu nicho de atuação quais as necessidades. E desejos da audiência são mais urgentes.

É importante considerar a data em que pretende o lançamento como indicativo para escolha do tema e elaboração dos conteúdos. Pois, as necessidades dos público podem mudar com o tempo, e seu conteúdo precisa ser o mais atual possível quando for lançado.

Evento de lançamento

O evento de lançamento é a data em que seu produto irá entrar no mercado. Portanto, esse dia é muito importante, assim como todo o tempo que dure seu lançamento.

A estratégia para ter sucesso é produzir muito conteúdo e fazer muita divulgação, mas sem esquecer que a qualidade do seu marketing é mais importante que a quantidade. Então, divulgue muito, porém certifique-se de que suas são interessantes e persuasivas para a audiência.

Outro ponto importante é manter um ritmo constante, contudo sem ser invasivo demais. Você deve ser lembrado pelas leads. Só que não ao ponto delas cansarem dos seus anúncios e se tornar algo incomodo, repetitivo e ineficaz.

Já para divulgar existem diferentes estratégias, o ideal é usar uma combinação delas. Por exemplo: blogs, canal no Youtube e redes sociais como o facebook. E não se esqueça dos anúncios patrocinados.

Pós-lançamentos digitais

O pós-lançamentos digitais é a hora de rever tudo, analisar o quanto foi vantajoso ou desvantajoso o seu lançamento, e colocar tudo no papel. Para isso há diferentes métricas a consultar, incluindo:

  • Quantidade de vendas efetivadas;
  • Número de engajamentos em redes sociais;
  • Quantidade de leads alcançadas;
  • Número de visitas no seu site e página de vendas.

É claro que o número de conversões é o indicador que vai apresentar o valor total que você ganhou. Mas, os outros indicadores são fundamentais para compreender detalhes relacionados alcance da sua campanha. E também o valor do seu conteúdo e se o valor total dos seus investimentos rendeu o retorno desejado.

Todas essas análises podem ser utilizadas para o planejamento de seus futuros lançamentos digitais, pois servem como guia do que precisa ser melhorado, modificado ou mantido.

Incremente seus lançamentos digitais com a plataforma EAD certa

E sabe o que pode deixar seus lançamentos digitais ainda melhores? Contar com uma plataforma EAD segura, que suporte o volume de buscas e vendas durante seu pico de conversões. Para isso, você pode confiar no Curseduca. Uma plataforma completa, personalizável e fácil de entender.

lançamentos digitais curseduca

Com tudo o que você precisa em um só lugar, o Curseduca serve como uma vitrine para seus produtos digitais. E depois que seu conteúdo é aprovado no sistema, o que não demora, a plataforma cuida do resto. Afinal, há vários meios de pagamentos, um servidor seguro e um sistema de suporte sempre presente.

Então, tudo o que você precisa fazer é se concentrar na criação de conteúdo, personalizar sua página de vendas no Curseduca e deixar que as conversões cheguem até você.

Com isso, seus lançamentos digitais tem tudo para ser um sucesso. Gostou das dicas? Quer saber mais? Deixe seu comentário!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.