Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Marketing de conteúdo - o que é?

Marketing

Marketing de conteúdo - o que é?

11/21/2021
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O marketing de conteúdo é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Apesar disso, ainda existem criadores de conteúdos e empreendedores digitais que não conhecem todo o potencial dessa estratégia.

marketing de conteúdo

Tenho certeza, contudo, que você já se deparou com alguma coisa referente ao marketing de conteúdo em algum lugar. Principalmente, se você já precisou criar estratégias de marketing digital.

A verdade é que o foco na conversão em vendas e leads leva muitos leads a focarem apenas em outras estratégias, como anúncios patrocinados. E se esquecerem que a construção de um relacionamento com o público através de conteúdo de valor também é fundamental.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é marketing de conteúdo. E porque ele é importante para os infoprodutores.

O que é e para que serve o marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo, em inglês Content Marketing, como o nome já sugere, é um segmento de marketing cujo foco está na produção de conteúdo de valor e de alta qualidade.

Com isso, as marcas conseguem criar estratégias para atrair mais clientes, aumentar suas vendas e obter um maior número de leads qualificadas. Portanto, quando falamos em marketing de conteúdo, precisamos entender que ele possui várias aplicações.

Criar e compartilhar conteúdos de valor demanda planejamento consistente e alguns conhecimentos prévios. Então, esse ramo do marketing surge para criar e gerir estratégias capazes de produzir conteúdos relevantes e otimizados de forma constante.

Ou seja, não se trata de escrever qualquer coisa, apenas para divulgar a marca. Ou tentar convencer o público a comprar seus produtos e serviços. Mas, sim, de um processo que possui técnicas específicas para ser executado e que resulta em conteúdos com um bom valor agregado.

Como vamos ver, para criadores de conteúdos digitais, essa é uma estratégia que não pode faltar.

Porque o marketing de conteúdo é importante para criadores de conteúdo online?

Todo criador de conteúdo quer ter uma boa audiência. Afinal, a ideia é aumentar suas vendas, e vender sempre. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas, então há uma desafio: como conseguir toda a audiência necessária? E mais: como convencer essa audiência a ser fiel a você e ter público garantido?

marketing e crescimento

A resposta está em uma palavra: conteúdo. Afinal, marketing de conteúdo significa construção de um relacionamento com a sua audiência. E possibilita que seu site, blog, e-commerce, e infoprodutos tenham maior visibilidade.

Ou seja, estamos falando de diversos benefícios para criadores de conteúdo online, incluindo:

  • Foco em SEO para otimizar seu site ou blog;
  • Geração de tráfego orgânico;
  • Ajuda a agregar maior valor a sua marca;
  • Permite que sua marca e produtos sejam constantemente recordados pelo público;
  • É possível educar sua audiência, e levar informações úteis que geram engajamento;
  • Você pode se posicionar como um bom conhecedor do seu nicho, e se tornar uma autoridade sobre o tema.

Essa também é uma ótima forma de capacitar seu cliente, para que ele extraia o melhor proveito dos seus infoprodutos.

Um marketing de conteúdo bem feito sempre entrega valor ao seu público-alvo. Pois, o objetivo é manter seu público engajado com seu conteúdo, interessado nos seus produtos e serviços, e fiel a sua marca.

É assim que o marketing de conteúdo não visa como seu principal objetivo realizar mais vendas e fazer publicidade. Porém, quando é bem realizado, acaba levando a isso por si mesmo.

5 Dicas para fazer marketing de conteúdo e impulsionar suas vendas

Como fazer um bom marketing de conteúdo? Essa é uma pergunta que todo empreendedor digital se faz em algum momento.

Afinal, uma coisa é saber que o conteúdo precisa ser bem elaborado. E entregar valor para o publico final. Outra coisa é saber como elaborar esse conteúdo.

Mas, fique tranquilo, porque a equipe do Curseduca já pensou nisso para você. Então, se você não sabe por onde começar para criar conteúdo, siga as dicas seguir e otimiza a sua produção a partir de agora.

1. Conheça seu público alvo

Para escrever um bom conteúdo é preciso conhecer os interesses do seu público-alvo. Assim, você pode dar as pessoas o que elas esperam receber. Ou seja, produzir um conteúdo que atenda as suas necessidades e desejos.

Somente assim é possível produzir conteúdo util. Portanto, se você não conhece bem seu público-alvo, precisa primeiro levantar o maior número possível de informações que conseguir sobre ele.

Coisas como faixa etária, gênero, renda, gostos e preferências, nível de exigência, educação e profissão são dados importantes, Porém, existem outros, e alguns podem ser específicos do seu nicho de atuação.

2. Desenvolva uma persona

Uma persona é um personagem que representa o seu cliente ideal. Ela tem o exato perfil do seu público-alvo. Isso significa que quando o cliente interage com a sua persona, ele se vê refletido nela.

É como se a sua marca dissesse que ao cliente que é uma pessoa como ele, que fala a língua dele. Portanto, entende suas dores e necessidades como ninguém.

Para criar uma persona você precisa montar o perfil da sua audiência com precisão. Exatamente como explicado no item anterior.

Com sua persona pronta, você cria conteúdos em uma linguagem adequada ao seu público. Sempre dialogando com a audiência. Isso cria uma relação de maior proximidade entre a marca e as pessoas e aumenta a confiança e os vínculos dos clientes em potencial com o seu negócio.

3. Invista em SEO

SEO significa Search Engine Optimization, em português, Otimização para Motores de Busca. É um conjunto de técnicas essencial para posicionar seu site e blog em mecanismos de pesquisa, como o Google.

Vou explicar de uma forma mais simples. Sabe quando você procura qualquer termo no Google, ou outro buscador, e aparece páginas e páginas de resultados? Normalmente, só olhamos a primeira.

Pois, é! Aqueles primeiros links que surgem tem um ótimo SEO, e um ótimo conteúdo. Por isso são identificados pelo algoritmo do buscador como os resultados mais relevantes para a pesquisa daquela palavra chave.

Aplicar técnicas de SEO em textos, e até mesmo no layout do seu site, blog e páginas de vendas é fundamental. Portanto, dedique um tempo para aprender SEO e entender melhor como funciona.

4. Entregue conteúdo de valor

Um conteúdo de valor requer pesquisa, planejamento e algum tempo de dedicação a escrita. Afinal, precisa agregar algum valor na vida do leitor.

Na prática, isso significa informações úteis, novidades, ou até mesmo algo que reconforte e motive o público.

As pessoas não consomem apenas produtos ou serviços, elas são ávidas por conteúdos. Atualmente, com a internet e as redes sociais, ter acesso a qualquer informação é muito fácil.

Todo criador de conteúdos online precisa entender isso ao trabalhar com marketing de conteúdo, e se perguntar: qual o valor agregado no conteúdo que estou produzindo?

Lembre-se: fidelizar sua audiência é sempre um passo importante para conseguir e fidelizar novos clientes. Entregar algo bom gratuitamente, que apresente o seu conhecimento profundo sobre o tema, pode ser o gatilho necessário para um novo aluno no seu curso online. Ou uma nova venda de um e-book, e assim por diante.

5. Monitore tudo sempre

Ao trabalhar com marketing de conteúdo, você vai publicar regularmente em diferentes veículos de comunicação. E tudo isso pode ser monitorado. Por exemplo:

  • Você tem acesso ao número de visualizações de cada conteúdo que publicar;
  • É possível mensurar de forma precisa o tempo que cada usuário gasta no seu site;
  • Você pode até mesmo monitorar qual é a movimentação do mouse e a direção do olhar do usuário através de plug-ins específicos que fazem essa leitura.

Ou seja, quando o leitor chega ao seu site ou blog, e até em páginas em redes sociais, você tem acesso a diferentes informações. Todas elas podem ser utilizadas para entender como seu público se comporta. E melhorar suas estratégias de marketing futuras.

O marketing de conteúdo melhora o engajamento com sua marca e pode fidelizar seu cliente

Ao investir em marketing de conteúdo você consegue alcançar o seu público com mais eficácia. E conquistar maior respeito e credibilidade para a sua marca.

O marketing de conteúdo melhora o engajamento com sua marca, e pode até mesmo fidelizar seu cliente. Já que é possível conduzir a sua audiência durante a jornada de compra. Ao mesmo tempo em que estabelece um relacionamento duradouro entre a sua marca e o cliente.

curso online e marketing de conteúdo

Se você gostou dessa ideia, eu tenho uma última dica para lhe apresentar. Quem trabalha com a criação de conteúdo online, sempre precisa de um bom lugar para hospedar seus infoprodutos. Então, clique e conheça melhor o Curseduca.

Uma plataforma EAD completa para hospedar todos os seus produtos em um só lugar. Segura, personalizável e que atua como uma verdadeira vitrine virtual para seus infoprodutos.

Quer saber mais sobre isso e descobrir como usar o Curseduca pode incrementar suas estratégias de marketing de conteúdo? Dá uma lida aqui: Plataforma EAD – vale mesmo a pena?

Espero que tenha gostado das dicas de hoje. Essas informações foram úteis para você e o seu negócio? Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.