Por que disponibilizar material online para coaching?

Já falamos aqui no blog sobre como o coaching pode potencializar a sua carreira e como ele pode ajudar a gerar resultados dentro de uma empresa. No entanto, vamos relembrar alguns tópicos fundamentais:

  • Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que utiliza técnicas, conhecimentos e estratégias das áreas da administração, recursos humanos e psicologia;
  • A função do coaching é ajudar pessoas gerarem resultados de forma rápida e eficiente tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais;
  • O coaching parte dos princípios de propósito, motivação e accountability (o ato de responder a alguém pelas suas ações).

De maneira bem resumida, o papel do coaching é ajudar o coachee (aquele que contrata o coach) a determinar onde está na vida, onde quer estar (seu propósito) e o que precisa fazer para chegar até lá (metas e objetivos). A partir disso, coach e coachee traçam um plano de ação, com estratégias que ajudarão o último a alcançar seus objetivos e, consequentemente, seu propósito. Essas estratégias podem envolver o desenvolvimento de novas habilidades, a procura por um mentor, a necessidade de aprender coisas novas etc.

Coaching e cursos online

coaching

Agora, imagina que você tem uma empresa e precisa motivar e gerar accountability entre os seus colaboradores. Ou que você tem um negócio online e decidiu criar um curso online para escalar o seu crescimento. Quão valioso seria dispor do coaching para potencializar o trabalho que é realizado dentro da sua empresa ou o aprendizado dos seus alunos/clientes?

Sabemos que o papel do coaching organizacional vai desde expandir o potencial de cada colaborador dentro de uma organização até incentivar o aprendizado constante e ajudar cada membro da empresa a sobressair em suas funções (encontrando respostas difíceis, tomando melhores decisões, pensando de maneira inovadora etc.). A nível pessoal, o coaching tem o potencial de fazer com que as pessoas foquem em seus objetivos e gerem melhores resultados em suas carreiras e vidas pessoais.

Ao mesmo tempo, temos uma noção clara de que, o cenário educativo passa por um momento de latência e a educação a distância (EaD) e os cursos online estão cada vez mais em vigência. Então, por que não juntar o útil ao agrádável? Ao disponibilizar materiais de consulta online para coaching é possível gerar motivação e accountability de maneira rápida, eficiente e perene; é uma maneira de continuar a entregar conteúdo de valor a colaboradores e clientes; além de poder usar as ferramentas características dos cursos online (área de membros) para automatizar processos, gerar produtividade e criar experiências “boas e baratas” para a sua audiência.

Na prática

Muitos coaches no Brasil e no mundo já utilizam do coaching online como principal modus operandi, atendendo clientes via Skype ou telefone. No entanto, logo eles notaram que às vezes o conselho dado a uma pessoa se aplicaria muito bem a outra. Dessa forma, tal conselho poderia ser gravado e acessado por todos, tornando o trabalho do coach mais produtivo.

A partir disso, um leque de oportunidades se abre. No caso das empresas, é possível desenvolver uma série de vídeos com atividades e ferramentas de coaching para que o colaborador determine seus pontos de partida e chegada. Em seguida, pode-se desenvolver uma série de vídeo com os conselhos mais recorrentes e, assim, ir criando conteúdo que possa ser útil nas várias instâncias do trabalho ali desenvolvido. Já no caso dos empreendedores que produzem cursos online, é possível, por exemplo, usar táticas do coaching para motivar os alunos e medir o desempenho dos mesmos ao longo das aulas.

Gostou da ideia e quer colocá-la em prática? Conheça o Curseduca Pro. Uma plataforma 100% customizável e organizada, com monitoramento, integração com ferramentas de vendas e marketing digital, live streams e muitas outras funcionalidades. Com o Curseduca Pro é possível gerar ainda mais valor para o seu negócio.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor