Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios digitais - tire suas dúvidas!

03/26/2022
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já pensou em entrar para o mundo dos negócios digitais? Usar a tecnologia ao seu favor e transformar seu negócio em digital pode ser muito lucrativo. Mas, você sempre pode se reinventar e começar um novo empreendimento online.

Negócios digitais

O desenvolvimento de novas tecnologias e a facilidade de acesso à internet tornaram possíveis estratégias de negócios inovadoras. Graças a isso muitas novas empresas surgiram. Porque as ferramentas online facilitaram o caminho para novos empreendedores.

Enquanto que outras organizações diversificaram e atualizaram seus modelos de negócio. Tudo para não perder as oportunidades que o universo online oferece. Afinal, só no Brasil, há 116 milhões de pessoas conectadas a Internet segundo informa o IBGE.

De fato, os negócios digitais podem ser muito rentáveis, inovadores e agradáveis para trabalhar. Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para começar nesse mercado com o pé direito.

O que são os negócios digitais?

Negócios digitais são aqueles que usam a tecnologia ao seu favor no dia a dia. Tanto para desenvolver novos produtos, quanto para comercializá-los.

Esse modelo de negócio utiliza a internet para conectar consumidores com produtores e fornecedores de produtos e serviços. É o mundo das vendas onlines e da criação de conteúdo para produtos digitais.

Fazem parte desse universo diferentes tipos de negócio:

  • Empresas físicas que vendem online através de lojas digitais;
  • Serviços de entrega com pedidos online (delivery);
  • Empresas que prestam serviços digitais como consultorias e assessorias;
  • Profissionais autônomos que trabalham online, como freelancers e assessores virtuais;
  • Negócios que comercializam produtos digitais, como cursos online e e-books.

Em outras palavras, quando falamos em negócios digitais falamos tanto de empresas totalmente virtuais, que não possuem lojas físicas. Quanto negócios com lojas físicas, mas que vendem muito no mundo online.

Empreendedorismo e negócios digitais no século XXI

Os negócios digitais representam muito mais do que apenas uma nova forma de trabalhar. Pois, seu surgimento é resultado de décadas de transformação cultural provocada pelo aprimoramento da tecnologia.

Algumas décadas atrás, no início dos anos 1990 e 2000, falar em negócio online era algo duvidoso. Inclusive, quando as primeiras empresas começaram a se digitalizar, muitas organizações optaram por não participar desse novo mundo online.

Contudo, com o crescimento da internet e aprimoramento das ferramentas digitais, a maioria dessas empresas voltou atrás.

Pois, perceberam a importância do mundo digital. E tudo aquilo que teriam a perder ao ficarem de fora da internet. Por exemplo, poderiam ser facilmente superadas pela concorrência.

Hoje em dia até mesmo empreendimentos totalmente físicos tem uma página no Facebook, ou um perfil no Instagram, para marcar presença online. Além disso, a internet é um dos principais motores do empreendedorismo.

Afinal, montar um negócio online é muito mais simples e barato. E quem optar por produtos digitais não precisa nem mesmo se preocupar com estoque ou logística de entrega.

Um negócio digital é melhor que um empreendimento físico?

Quando falamos de negócios digitais e de negócios físicos é importante entender que não há um modelo melhor do que o outro. Mas, que as transformações provocadas pela internet exigem a presença das empresas no mundo online.

Negócios digitais e empreendimentos físicos possuem modelos diferentes de atuação. Porém, quando as marcas deixam de estar presentes na internet elas perdem mercado. Já que a grande maioria dos consumidores tem uma vida online ativa.

E o mundo digital não representa apenas uma ampla maneira de fazer divulgação no Marketing. Pois, as pessoas também compram muito online. Afinal, a comodidade de comprar sem sair de casa e receber o produto em mãos é muito atrativa.

Devido a isso, e também ao fato do surgimento dos chamados infoprodutos, a internet representa uma grande oportunidade de negócio. Portanto, um bom lugar para se tornar empreendedor no momento atual.

E a tendência é que nossa vida seja cada vez mais digital, podemos citar como exemplo a criação do Metaverso do Facebook. O que só aumenta ainda mais a importância do mundo online para pessoas, marcas e empresas em geral.

Características e diferenciais dos negócios digitais

A principal característica de um negócio digital é estar permanentemente conectado.

Não importa se você tem um empreendimento físico e também vende online. Ou se o seu negócio é totalmente digital. A conexão é um elemento-chave em qualquer um dos modelos.

Isso é importante porque o público quer estar próximo das marcas empresas que admira. Ou seja, quer manter contato, tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões. Portanto, estar conectado significa ter canais de divulgação e conexão com o cliente, como as redes sociais.

Outra característica dos negócios digitais é o uso da tecnologia e suas ferramentas em favor do empreendimento. Isso significa algo além de estar conectado, pois inclui:

  • Os equipamentos de hardware onde seus dados são armazenados e seus conteúdos produzidos;
  • Ferramentas online de interação, como os chatbots;
  • Armazenamento de informações em serviços na nuvem;
  • Softwares de gestão e integração de serviços;
  • Sistemas de pagamento online;
  • Plataformas para vendas e gestão logística online;
  • Ferramentas de imagem e textos, para desenvolver conteúdos e estratégias de marketing, entre outras.

Além de tudo isso, é crescente o uso de plataformas EAD, como o Curseduca entre os empreendedores digitais.

Afinal, essas plataformas permitem hospedar produtos digitais e vender online. E já contam com ferramentas essenciais, como sistema de pagamento integrado, layout com ferramentas de ensino e estudo para alunos EAD.

Dicas para ter negócio digital de sucesso

Um fato importante sobre os negócios digitais é que há muita competitividade. Portanto, é preciso ter estratégia para se consolidar e se destacar no mercado.

Seu objetivo deve ser construir um empreendimento competitivo, que entregue produtos e serviços de qualidade. Porém, para quem está começando agora existem muitas dúvidas e obstáculos a superar. Afinal, a internet é um mundo novo, é que está em constante transformação.

Pensando nisso, preparamos 3 dicas fundamentais para quem quer dar o primeiro passo em um negócio digital.

Tenha foco e determinação

Em primeiro lugar é preciso ter foco e determinação. Pois, construir um novo empreendimento pode levar um certo tempo. Dessa forma, é preciso traçar metas, definir objetivos e elaborar um bom planejamento.

Além disso, é preciso estar determinado e focado para executar esse planejamento e cumprir as metas e objetivos do negócio. Lembre-se: é o seu negócio, e ninguém fará isso por você.

Ė claro que você sempre pode contar com ajuda de outros profissionais em diferentes situações. No entanto, é você quem deve estar à frente de tudo e saber o que precisa ser feito para ter sucesso.

Negócios digitais são mais baratos, mas também precisa de investimentos

Uma das principais vantagens em começar um empreendimento totalmente digital é o menor investimento. Já que começar um negócio online tem menos custos que abrir uma loja física.

Isso porque, no modelo de negócio online, não estão presentes diversas despesas necessárias para um negócio físico, por exemplo:

  • Aluguel de espaço comercial;
  • Compra de ponto comercial;
  • Despesas de manutenção do espaço comercial.

Mas, isso não quer dizer que não seja necessário nenhum investimento financeiro. Então, você deve se planejar com antecedência e ver quais gastos serão necessários.

Despesas comuns incluem investir na compra de um domínio para ter um site profissional para seu negócio. Além de despesas com anúncios patrocinados e outras estratégias de marketing digital.

Você também pode precisar contratar algum profissional freelancer para cuidar de aspectos que você não saiba fazer você mesmo. Por exemplo, um programador para cuidar dos códigos do seu site.

Logo, é importante entender que ter um empreendimento digital proporcionar mais liberdade para trabalhar quando quiser. Mas também requer investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro, e muita dedicação.

Negócios digitais precisam de atualização constante

Para ter um negócio digital de sucesso você precisa se manter atualizado de tudo que acontece no seu ramo de negócio. Pois, no mundo online as coisas mudam muito rapidamente.

Afinal, novas informações e ferramentas surgem o tempo todo. Enquanto isso outras ferramentas e métodos de trabalho podem cair em desuso. O mesmo ocorre com produtos e serviços.

Então, se você não prestar atenção nesses detalhes pode acabar sendo ultrapassado pelos seus concorrentes. Até mesmo os gostos e preferências do público mudam com o tempo, conforme novas tendência se, produtos e serviços surgem no mercado.

Monitorar tudo o que ocorre no mercado e no seu negócio, ouvir seu público e se atualizar sempre que necessário são requisitos básicos para quaisquer negócios digitais.

Facilite a gestão do seu negócio digital: use uma plataforma EAD

Muitos empreendedores optam pela criação de conteúdo e infoprodutos para entrar no mundo dos negócios digitais. Afinal, é mais simples montar um empreendimento online e trabalhar com produtos virtuais. Além de muito lucrativo.

Mas, apesar de toda a liberdade que o trabalho com criação de conteúdo traz ainda existem algumas questões a solucionar. Por exemplo, é preciso encontrar um lugar para hospedar e distribuir seus conteúdos, como cursos e e-books.

Montar um site de vendas próprio é trabalhoso e você terá vários gastos. Por esse motivo muitos profissionais escolhem uma plataforma EAD para hospedar e vender os seus produtos digitais.

Pois, uma plataforma sim tem várias ferramentas para vendas, e tudo que você precisa fazer é subir os seus infoprodutos para o sistema. Depois, seus clientes podem acessar o material ou baixar o conteúdo logo após a compra. E você não precisa se preocupar com mais nada.

Por esses motivos uma plataforma EAD facilita a gestão do seu negócio. Gostou da ideia? Então, conheça mais sobre o Curseduca, uma plataforma EAD completa para você.

TAGS: Digital

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.