Networking: qual a importância para sua carreira

A palavra networking é uma constante no ambiente profissional, sendo um aspecto cada vez mais valorizado na construção da carreira sólida.

Mas afinal, o que é networking? E qual sua verdadeira importância na construção da carreira? Saiba aqui mais sobre esse importante conceito, e algumas dicas práticas de como dar uma acelerada nesse campo de sua vida profissional.

 

O que é networking?

O networking é outra forma de descrever a construção de uma cadeia de contatos profissionais. Essa cadeia de contatos é formada por relações de todos os tipos, incluindo aquelas com clientes, parceiros e fornecedores atuais ou em potencial, bem como atuais e antigos colegas.

Para o networking criamos laços mais firmes com essas pessoas, de modo que haja uma cooperação para atingir novos objetivos, como fechar um negócio ou obter uma nova posição profissional.

 

Qual a importância do networking?

Uma carreira verdadeiramente bem sucedida depende de muitas variáveis. O profissional deve esforçar-se para atingir um bom rendimento em diversos campos, incluindo a qualidade de seu trabalho, sua capacidade de comunicação e liderança, e o networking.

Isso porque em praticamente todos os mercados de trabalho, atuamos primariamente com pessoas: seja de forma direta, ou indireta. O sucesso do nosso trabalho não depende apenas de nós mesmo enquanto indivíduos, mas também de outras pessoas. E para garantir que esses terceiros cooperem, é importante cultivar bons relacionamentos com as pessoas certas.

 

Networking

 

Dicas de networking

Antes de mais nada, é essencial destacar que a construção de uma rede de contatos sólida não é algo que acontece repentinamente: trata-se de um trabalho diário, que exige dedicação e tempo, e que não se esgota, sendo necessário sempre cultivar os contatos já estabelecidos.

Dito isso, existem algumas dicas importantes que você pode usar para ajudar a construir e fortalecer sua rede de contatos:

Participe de eventos de seu nicho

Há muitas formas de conhecer novas pessoas e estabelecer bons contatos dentro do seu mercado. Você pode ser introduzido à pessoa por um contato em comum, ou entrar em contato diretamente se já tiver algo a propor. Mas uma maneira interessante é participando de eventos em sua área, como palestras, encontros, seminários e lançamentos. Então não perca as oportunidades para participar e conhecer novas pessoas e ideias.

Seja genuíno

Quando aproximar-se de novos contatos, não fale com eles ou dê atenção baseado no que você pode “ganhar” com isso. Não é essa a ideia por trás do networking. A ideia é de troca, de colaboração. Mostre curiosidade sobre o negócio da pessoa e tente pensar nas formas que você pode ajudá-la.

Seja espontâneo

Da mesma forma, não tente “adoçar” suas relações com lisonjeio ou fazendo falsos elogios. Seja verdadeiro em suas interações; é perceptível para seu interlocutor, e ainda garante que você construa laços muito mais reais. Seja você mesmo, e não a pessoa que você acha que eles querem conhecer.

Aprenda o equilíbrio entre falar e ouvir

Parece um conselho trivial, mas isso pode ser um grande desafio, principalmente quando estamos falando de relacionamentos profissionais. Por um lado, você precisa saber ouvir seu interlocutor, para saber mais sobre seu trabalho, e também para não passar a imagem de ser egocêntrico ou egoísta. Por outro lado, de pouco adianta apenas ficar timidamente ouvindo: é preciso falar de seu trabalho, sua empresa e suas ideias para o futuro.

 

Networking

 

Cultive os relacionamentos. Não basta conhecer, trocar cartões e anotar e-mail — o networking não pára por aí. É importante cultivar com cuidado sua rede de contatos, mantendo-se sempre informado sobre o que estão fazendo, e possivelmente envolvendo-se em seus projetos. Marque cafés, reuniões e prestigie os eventos organizados por seus contatos.

 

E você, quais são suas práticas de networking? Deixe seu comentário abaixo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor