Criar uma empresa não é uma tarefa fácil. São muitos desafios e dificuldades a serem enfrentadas para que se obtenha sucesso com uma Startup. São muitas pessoas que têm o sonho de deixar o cargo de empregado e passar a ser chefe.
Bom. Talvez este termo seja novo para você, e mesmo que o conheça não sabe ao certo o que realmente é uma Startup, então segue abaixo uma pequena definição.
Startup
São várias as definições, então colocaremos uma delas, feita no livro Lean Startup, por Eric Ries:
“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.”
A utilização de “extrema incerteza” nesta frase pode ter te assustado um pouco, mas pense apenas como uma consequência. Afinal, todo e qualquer produto criado, para qualquer que seja o público, tem seu sucesso incerto. O importante é administrar tudo para que a Startup seja criada e desenvolvida da melhor maneira possível.
Pesquise
A pesquisa é importante. Procure o histórico de empresas com produtos semelhantes ao que pretende vender. Tente encontrar as estratégias das que foram bem sucedidas e adapte ao seu plano de desenvolvimento. Ter uma ideia autêntica é importante, então não confunda a inspiração com cópia. Se você apenas fizer a mesma coisa que outra pessoa já fez, perde uma boa porcentagem de chance da sua ideia dar certo.
Conseguindo capital
A falta de dinheiro é uma das maiores barreiras para qualquer empresa em desenvolvimento. Porém, existe uma solução para isso: encontrar um investidor.
Se você tem uma boa ideia e visão de um bom futuro para ela, pode encontrar os chamados investidores-anjo. Várias Startups são contempladas com auxílios financeiros de pessoas que acreditam na ideia de novos empresários. Existem algumas redes que auxiliam o processo de contato entre investidor-empreendedor. Entre elas estão Sebrae, Endeavor Brasil e Anjos do Brasil.
Tecnologias
Hoje em dia, a maioria das empresas de grande porte dispõem de um aplicativo para smartphones. Isto é o que muitos novos empreendedores, criadores de Startups andam fazendo também. Não importa o segmento da sua empresa, é importante se envolver tecnologicamente, criando um site, redes sociais e pensando na possibilidade de criar um app.
O cliente é importante
O tópico acima está diretamente relacionado com este. As tecnologias disponibilizam um maior contato com o comprador dos seus serviços, e isso é muito importante. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com um bom atendimento, e muitas vezes, este ponto pode contar muito mais do que um bom produto, principalmente para uma Startup.
Tenha foco, mas não foque em pequenas regiões
Quando você cria o projeto, deve delimitar o público, mas não confunda. É importante que você tente englobar uma região grande, como por exemplo: criar uma loja virtual esportiva direcionada a pessoas do mundo todo é mais válido do que criar apenas para o estado do Paraná. Isso pode parecer óbvio, mas é uma dica importante. Portanto, potencialize o poder de alcance de sua Startup.
Estas são as dicas do Curseduca para conduzir uma Startup. Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
3 Replies to “Os desafios para criar uma startup de sucesso”
Os comentários estão desativados para esta publicação.
[…] o desafio de começar uma empresa não é fácil. São várias as áreas para empreender, incertezas e inseguranças no mercado, e é […]
Não conhecia o Anjos do Brasil, bem legal! Parabéns pelo post!
Valeu!