O que é startup e como criar uma de sucesso

Afinal, o que é startup? Nos últimos anos, essa expressão dominou as discussões sobre empreendedorismo e mercado. Como tema de palestra e matérias, o assunto da vez está na boca de todo mundo.

Mas afinal, o que exatamente é uma startup? Como ela é diferente das outras empresas em estágio inicial?

 

Startup: resolvendo problemas de forma inovadora

A palavra-chave por trás do conceito de “startup” é inovação. O que diferencia as startups das outras empresas é que elas buscam resolver um problema de uma forma que ainda não foi tentado, através da criatividade e da inovação.

Além disso, como o próprio nome entrega, as startups são empresas em sua fase embrionária, quando ainda não há garantia de sucesso. Ou seja, as startups são empreendimentos “aposta”, que investem em uma ideia nova e audaciosa.

 

Dicas para começar a sua startup

Se você é uma pessoa inovadora, criativa e que gosta de assumir riscos, tem o perfil ideal para começar uma startup. Mas nem tudo é tão simples: é preciso muita dedicação, comprometimento com a ideia e, sobretudo, paciência.

Aqui estão algumas dicas para você que sonha em ter sua própria startup:

• Tudo começa com uma ideia

De pouco adianta a vontade de iniciar uma startup, se você não tiver uma ideia inovadora por trás. Ou seja, o primeiro passo é uma reflexão sobre qual problema você quer resolver, e quais as formas de resolver esse problema que ainda não foram testados. Alguma nova tecnologia? Um serviço totalmente novo? O brainstorm é o início de tudo, e deve ser feito com cuidado.

• Defina o que torna você diferente

É preciso que você tenha bem claro no que você se diferencia da concorrência — afinal, a alma do negócio é a inovação e o diferencial. E não vale ser algo subjetivo, como a qualidade ou o preço, para definir uma startup. Pense em um diferencial claro e palpável, que fará seu negócio se destacar.

• Escreva o pitch de sua empresa

Essa é uma ferramenta importante, tanto na hora de “vender” sua empresa para potenciais investidores e parceiros, quanto para te ajudar a definir exatamente qual sua atividade e refletir melhor sobre a missão de sua empresa. O pitch é uma apresentação muito rápida de sua empresa, que poderia ser feita em dois ou no máximo três minutos. Você consegue definir o que sua empresa faz e quais seus diferenciais nesse tempo? Então você tem um pitch.

• Tenha claro quem é seu público-alvo

Todo o seu negócio deve ser construído levando em conta quem é seu público consumidor. Assim, defina logo no início do projeto quem é o público-alvo, mantendo esse perfil de consumidor em mente durante todo seu trabalho.

• Tenha um plano financeiro coerente

Não adianta muito ter uma ideia super inovadora se ela não for coerente do ponto de vista financeiro. Durante a elaboração do seu projeto, é preciso ter bastante claro como será organizada a parte financeira da empresa. Como será obtido lucro? O negócio é sustentável? Qual será o investimento necessário, e quanto tempo levará para que esse investimento “se pague”?

 

o que é startup

 

• Esteja preparado para dedicar-se intensamente. Começar uma startup não é fácil. Ela exige mais tempo e comprometimento que um emprego normal, e com um risco muito maior. Se você acha que pode manter seu emprego de oito horas diárias e cuidar de seu startup como um “hobby”, está enganado: são poucas as startups que conseguem evoluir nesse esquema. Apostar numa startup envolve assumir o risco inerente a esse modelo de negócios.

• Esteja preparado para ouvir “não”. A persistência é parte fundamental da busca pelo sucesso de sua startup. Esteja preparado para ouvir “não” inúmeras vezes. Quando houver uma crítica junto com a rejeição, absorva e tente melhorar sua ideia.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor