O que são Organizações Exponenciais?

Você já deve ter ouvido falar em negócios e organizações exponenciais, então não é exagero dizer que todo empreendedor iniciante ou toda nova empresa se espelha e/ou busca referência em grandes empresas. Aqui no blog, sempre falamos das mudanças provocadas pela disseminação da internet e pela nova configuração de comunidade que ela traz para as relações humanas.

Essas mudanças se manifestam, também, no universo que compreende as grandes empresas. Os processos se modernizaram, as equipes se tornaram mais diversas e a tecnologia passou a ser usada de maneira mais inteligente. Nessa perspectiva, alguns questionamentos emergem: como essas empresas reinventaram seus modelos de negócio para atender a essas novas demandas? Como empresas jovens conseguem se consolidar tão rapidamente em um mercado cada vez mais volátil?

Também chamadas de empresas unicórnio, as organizações exponenciais assim se definem por terem desenvolvido um modelo de negócio altamente eficiente, obtendo um crescimento expressivo num rápido (ou seja, exponencial) e em um curto espaço de tempo em comparação a empresas similares do mesmo nicho. O pensamento moderno adotado por essas empresas é capaz de fazê-las escalar o mercado cerca de 10 vezes mais rápido que suas concorrentes.

 

organizações exponenciais

 

O termo é estudado e debatido pelo especialista e co-fundador da Singularity University, Salim Smail (et. al.), no livro Exponential Organizations: Why new organizations are tem times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it) (no Brasil, Organizações Exponenciais: Porque elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)). Segundo a pesquisa de Smail, uma nova geração de estruturação organizacional está emergindo. E, em cada caso, há rastros de pessoas/recursos que estão provocando um impacto global.

Alguns exemplos de organizações exponenciais – com base no tempo que levaram para atingir o valor de mercado de 1 bilhão de dólares – são o Google (8 anos), o Facebook (cerca de 6 anos), o Uber e o Whatsapp (2 anos cada).

MTP

Uma das características marcantes das ExOs é o MTP, que significa Massive Transformative Impact (ou “impacto transformativo massivo”, em tradução literal). Isso quer dizer que as organizações exponenciais são conhecidas por declarações de missão, visão e/ou valores que são fortes e de grande impacto. Dois exemplos claros de MTP em organizações exponenciais de sucesso são o do TED (Ideas worth spreading) e o do Google (Organize the world’s information).

Atributos das Organizações Exponenciais

As organizações exponenciais apresentam, também, alguns atributos comuns. Eles são facilmente dispostos em dois acrônimos em inglês: SCALE, que corresponde aos elementos de criatividade, crescimento e incerteza; e IDEAS, que corresponde aos elementos de controle, ordem e estabilidade.

organizações exponenciais

Crédito: Salim Smail

Os atributos de criatividade se subdividem em:

S – Staff on demand (Equipe sob demanda)
C – Community & Crowd (Comunidade e público)
A – Algorithms (Algoritmos)
L – Leased assets (Ativos alugados)
E – Engagement (Engajamento)

As organizações exponenciais são capazes de manter suas operações em pleno funcionamento com um grupo pequeno de funcionários e um uso massivo de tecnologias. Elas sabem o que fazer para serem percebidas por multidões e criar engajamento, originando um senso de comunidade em relação aos seus clientes. As ExOs também focam em como “usar” os recursos tecnológicos em ver de “ter” uma série de ativos que as direcionam a um crescimento linear.

organizações exponenciais

Ao mesmo tempo em que as organizações exponenciais apresentam modelos de negócios inovadores e, a um primeiro olhar, arriscados, elas são organizadas e apresentam recursos capazes de garantir estabilidade ao seu crescimento. Os recursos que possibilitam esse controle são:

I – Interface process (Processo de interface)
D – Dashboards (Painéis)
E – Experimentation (Experimentação)
A – Autonomy (Autonomia)
S – Social technologies (Tecnologias sociais)

Ficou curioso sobre o conceito de Organizações Exponenciais e como elas vêm impactando a economia mundial? Conheça o curso completo Organizações Exponenciais: aprenda como as empresas mais valiosas crescem, com Francisco Milagres no nosso site.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor