Presença online: a importância de manter um site

Falar sobre presença online hoje em dia parece algo banal, afinal a internet está tão inserida na nossa vida cotidiana que é normal pensar que todo mundo está lá. Com tantos sites, mecanismos de busca, redes sociais e variados tipos de plataformas de compartilhamento de conteúdo e informação é praticamente inconcebível a ideia de ter um negócio e não se atentar para a importância de ser encontrado e causar uma boa impressão clientes online.

Para muitas pessoas, debater a importância de ter uma presença online pode parecer “chover no molhado”. No entanto, ainda hoje há muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, além de profissionais independentes, que ainda não se atentaram para os benefícios que uma boa presença online pode trazer.

Além disso, é importante ressaltar que, atualmente, ter uma presença online não se limita a ter uma página no Facebook ou um site simples, só com endereço e telefone de contato. Construir uma presença online significa criar uma vitrine virtual para o seu negócio, gerar valor para uma audiência (formada por potenciais clientes) e desenvolver um relacionamento com os seus clientes que ultrapasse a pura e simples venda (ou seja, fidelizar clientes).

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios em criar e manter um site profissional:

Visibilidade e acessibilidade

Não é novidade para ninguém que empresas com sites na internet são acessíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, um site traz visibilidade para os produtos e/ou serviços que a empresa oferece. Ter um site completo, com conteúdo e estratégia de marketing, coloca seu negócio em grande vantagem em relação aos que não se preocupam em desenvolver uma presença online sólida.

Por mais que a empresa gere renda offline (loja física ou presta serviços manuais, por exemplo), estar visível e acessível no ambiente online pode, grandemente, aumentar prospectos. Hoje em dia, praticamente todo mundo faz uma pesquisa no Google antes de fazer ou comprar qualquer coisa. E, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.

Fortalecer o branding

branding X presença online

Seja o seu negócio jovem ou veterano no mercado, branding é sempre importante. Branding é a gestão da sua marca, de tudo o que a sua empresa representa para clientes existentes ou em potencial. O site faz parte de uma estratégia básica de reconhecimento e propagação de uma empresa no mercado.

Questões como o estabelecimento de missões, visão e valores do negócio, além de informações básicas sobre o nicho no qual está inserido, dados sobre os produtos e serviços ofertados etc. Tudo isso conta para o crescimento da marca.

Baixo investimento

Além de ser algo necessário, um site representa um baixo investimento para empresas e profissionais. Nem mesmo o design do site, que costumava ter um custo elevado até poucos anos atrás, chega a ser um problema nos dias atuais.

Usando plataformas de criação de sites como a do Curseduca Pro, você pode facilmente criar um site bonito e funcional (em termos de marketing) simplesmente arrastando e soltando os elementos gráficos de maneira rápida e sem necessidade de domínio técnico.

Conveniência

Ao descrever os serviços e mostrar os seus produtos online, evita-se que o cliente tenha que sair de casa para encontrar o que precisa. Conveniência é uma grande aliada na hora de conquistar clientes, pois o que as pessoas buscam são maneiras fáceis e eficientes de resolver seus problemas.

Credibilidade

credibilidade x presença online

Um site é um ótimo ambiente para agregar credibilidade ao seu negócio. Por meio de feedbacks, avaliações e depoimentos de clientes existentes, é possível mostrar a potenciais novos consumidores que a empresa é confiável e capaz de cumprir o que promete.

Devido ao grande alcance da internet, hoje em dia o boca-a-boca virtual é tão valioso quanto o “da vida real”.

Vender online

Um site pode não só apresentar os seus serviços e produtos como, também, vendê-los. Vender online é uma vantagem que pode aumentar os números de uma empresa de maneira exponencial. A quebra dos limites físicos (a necessidade de ir à loja) aprimora – e muito – as possibilidades de venda.

Marketing

Em tempos de reinado do marketing digital, ter uma presença online nunca foi tão crucial. As estratégias de marketing na internet estão cada vez mais avançadas e saber colocá-las em prática pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio.

 

Ter um site e criar uma estratégia de marketing e vendas através dele abre muitas possibilidades para que negócios cresçam e sejam reconhecidos no mercado. Conheça o Curseduca Pro e saiba como ter um site profissional e completo sem precisar entender de programação e webdesign.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor