Descubra o Potencial Exponencial da sua empresa

Há alguns anos, a integração vertical era a maneira mais inovadora de gerenciar um negócio. Hoje, o modelo de desenvolvimento se baseia exatamente no contrário: “agilidade” e “simplicidade” (do inglês leanness). Nesse cenário, é possível fazer com que uma empresa cresça muito, em um curto espaço de tempo. E o que determina o ritmo desse crescimento é o Potencial Exponencial do empreendimento.

No Brasil, a Mirach é líder na geração de impacto global, transformando projetos e  empresas em negócios exponenciais. Um de seus cofundadores, Francisco Milagres, possui 15 anos de experiência em consultoria em tecnologia e segurança da informação, entre outras áreas corporativas, e é criador do curso Organizações Exponenciais (ExOs). Futurista pela Singularity University, participou da aplicação inicial do Quociente Exponencial (EXQ) – índice criado pelo professor Salim Ismail para determinar a ordem de escalabilidade (ou seja, o potencial de crescimento) das ExOs.

Você pode descobrir o Potencial Exponencial da sua empresa fazendo o Quiz do Quociente Exponencial, disponibilizado pela Mirach.

Escalabilidade e potencial exponencial

potencial-exponencial

Estamos abandonando um mindset de escassez e adotando uma ideia de abundância; deixando para trás a necessidade de controlar a produção e adaptar o consumidor à noção de que os recursos são limitados. As ExOs estão transformando o status quo, o que torna a escalabilidade de um negócio mais rápida e intensa.

Um artigo do site TechCrunch explica que “exponencial é um mindset, não uma explanação. É uma escolha que as empresas fazem. E escalabilidade é apenas um dos seus resultados naturais”. Em outras palavras, a capacidade de escalar é diretamente proporcional à condição exponencial da empresa.

Nesse sentido, alimentar o crescimento de uma empresa envolve algumas questões essenciais:

  • Como você pode usar as tendências da indústria na qual atua para escalar o seu negócio?
  • Como fazer com que as pessoas tomem conhecimento que a sua empresa existe?
  • Como criar um ambiente colaborativo entre a empresa e clientes em potencial? Ou como criar uma comunidade open-source que, mesmo que não compre de você, endosse o seu produto/serviço?
  • Como tornar o seu negócio mais flexível para atrair vários tipos de clientes?
  • Que novos mercados a sua empresa pode atingir?

O quiz do Quoeficiente Exponencial

O Quociente Exponencial de um projeto é determinado a partir de um quiz que se divide entre as cinco grandes áreas correspondentes aos atributos das Organizações Exponenciais. As perguntas se referem ao estado atual da empresa.

Os tópicos abordados no questionário são:

  • Recursos Humanos e Gestão de Ativos;
  • Comunidade e Multidão;
  • Capacitação Social e Informação;
  • Dashboards em tempo real e Gestão de Colaboradores;
  • Autonomia e Descentralização.

Dentro desse panorama, as questões abordam as características determinantes da empresa como, por exemplo, o regime de trabalho de colaboradores (integral ou on demand), o uso de recursos externos, o aluguel e/ou posse de ativos, a interação e o engajamento da comunidade e da multidão, o uso de algoritmos e o gerenciamento da concorrência, as métricas, a realização de testes A/B, a abertura da empresa para tomadas de riso, a estrutura hierárquica, as ferramentas de colaboração, a missão etc..

Calculado o EXQ, é possível fazer uma comparação entre o Potencial Exponencial da sua empresa e o das grandes Organizações Exponenciais atuantes no mercado.

Cases de empresas com grande potencial exponencial

Airbnb

AirbnbO Airbnb é hoje o maior marketplace para aluguel de imóveis a curto prazo no mundo. Seu modelo de negócio tem um design que prevê um crescimento quase que passivo (sem esforço). Isso porque a demanda organizacional do Airbnb é extremamente baixa, enquanto seu potencial é gigante.

Em outras palavras, ao mesmo tempo em que o Airbnb não é dono de nenhum hotel ou qualquer tipo de imóvel, a plataforma já acumula mais de 1 milhão de listagens em mais de 34 mil cidades no mundo inteiro.
No ano passado, a empresa foi avaliada em 20 bilhões de dólares e já vale mais que grandes redes de hotéis como Hyatt, Starwood e Accor.

O motivo do crescimento acelerado do Airbnb é, portanto, sua exponencialidade. Isso significa que a empresa faz uso da abundância de imóveis existentes no mundo para gerar receita.

Uber

UberSe o Airbnb não tem hotel, o Uber não tem carro. O serviço de transporte se baseia na criação de oportunidades de trabalho para motoristas que estejam disponíveis e usa o poder de um algoritmo de preços.

Oferecendo taxas mais em conta do que os taxistas, a empresa vem crescendo pelo mundo sem precisar se preocupar com a manutenção do veículos ou outros gastos que teria caso fosse uma empresa tradicional. Afinal, não precisamos de mais carros no mundo.

A escalabilidade do Uber é tão grande que já está em fase de testes, nos Estados Unidos, um serviço de entrega de comida a domicílio.

 

Calcule o Potencial Exponencial da sua empresa ou projeto agora mesmo respondendo ao Quiz do Quociente Exponencial. E conheça o curso Organizações Exponenciais, de Francisco Milagres clicando aqui.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor