Recoloque-se! Cursos online criam oportunidade de emprego

Cursos online são amplamente discutidos como elementos de valor dentro de um novo modelo econômico. Um modelo que é abastecido por uma economia cada vez mais digital e intensiva na disseminação de conhecimento. No entanto, pouco se fala sobre a função dos cursos online como catalisadores de diferencial profissional em tempos de crise. No Brasil, temos vivenciado, desde o ano passado, uma devastadora crise econômica e política.

E independente do seu posicionamento diante da cadeia de fatores que vêm determinando os rumos do país, uma grande dúvida prevalece entre os brasileiros: “como posso proteger a minha carreira durante a crise?”. Isso envolve tanto os investimentos feitos em favor da profissão quanto a habilidade de uma pessoa se manter e sustentar  sua família e/ou seu negócio. O momento é de recolocação. É de mostrar o seu valor para o mercado e definir quais são os seus pontos fortes. E os cursos online representam, sim, uma maneira de se recolocar estrategicamente no mercado.

Crise

crise-cursos-online

Segundo o Guia de Recolocação Profissional do site Moporã, “a palavra ‘crise’ vem do latim ‘crisis’ que significa ‘momento de decisão’”. Seguindo esse ponto de vista, uma crise é um momento de mudança. Perde-se uma estabilidade preestabelecida e é preciso decidir como retornar a um ponto de equilíbrio.

“Toda mudança que acontece em nossas vidas, seja ela determinada por nós ou pelo contexto em que vivemos, vem acompanhada da transição. A transição é bem diferente da mudança. Enquanto a mudança é um processo externo, que provém de um evento único e circunstancial, que muitas vezes não está sob o nosso controle, a transição acontece internamente, leva mais tempo para ser processada e depende exclusivamente de nós mesmos”.

-Moporã

Criando oportunidades

oportunidade-cursos-online

Se a crise representa um momento de recolocação e posicionamento estratégico, o cenário econômico trazido pela revolução digital representa oportunidade. O mundo de hoje tem mais opções e mais variedade de escolha no que diz respeito a atividades profissionais. Mas, em contrapartida, as opções mais abundantes são pouco exploradas, pois novas profissões estão surgindo ao passo que outras estão desaparecendo.

Nesse sentido, recolocar-se significa atualizar-se, ou seja, entender o que o mercado precisa, adquirir essas habilidades e se tornar um profissional diferenciado.

Mas, hoje em dia, outro fator é amplamente levado em consideração quando se discute oportunidades profissionais.

Nos anos 60 e 70, os baby boomers entendiam sucesso como estabilidade; nos nos 80, a Geração X desviou a noção de sucesso para uma mistura de riqueza e juventude; enquanto, nos anos 90, os millennials (ou Geração Y) colocaram em xeque a ideia de que o sucesso profissional é medido pelo prazer que o trabalho proporciona. Em outras palavras, a felicidade está no caminho e não na linha de chegada.

Y é a geração que privilegia o ser ao ter.

O abundante acesso à informação proporcionado pelos cursos online, atrelado à ideia de que as novas gerações de trabalhadores têm um foco direcionado ao impacto que irão causar no ambiente profissional,  permite com que você decida como vai se recolocar no mercado e como vai associar as necessidades do mercado ao seu propósito de vida de maneira estratégica.

Cursos Online

cursos-online

Você é, pessoalmente e profissionalmente, o resultado de todas as experiências que viveu ao longo da vida. E é completamente natural que você utilize essas experiências para se posicionar no mercado. Ao mesmo tempo, é preciso entender o que mercado precisa e definir qual é a sua função nesse cenário.

Em se tratando de recolocação profissional, pense nessas questões:

Nessa perspectiva, investir em cursos online pode lhe ajudar de algumas maneiras:

  1. Fazendo cursos online você pode se especializar em uma área carente de profissionais do seu nicho de mercado e se destacar como expert;
  2. É possível conhecer recrutadores e se conectar a pessoas que enfrentam uma situação similar à sua;
  3.  Interagir com os seus pares (peers) nos cursos online é uma forma de expandir o seu networking e pode lhe render entrevistas de emprego;
  4. Cursos online lhe ajudarão a ter uma ideia mais definida das suas qualidades profissionais, permitindo que você desenvolva uma estratégia clara para os próximos passos da sua carreira;
  5. Você pode aprender a gerenciar um negócio e se reposicionar como empreendedor.

Precisando se recolocar profissionalmente? Compartilhe nos comentários as suas dúvidas, medos, ideias etc.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor