5 TED Talks que você precisa assistir

Nos últimos 30 anos, a sigla “TED” (ou TED Talks) foi sinônimo de ideias inovadoras, oradores geniais e trocas de experiência que prometem mudar a forma como os espectadores vêem o mundo.

Mas foi nos últimos poucos anos que surgiu a verdadeira revolução: até então, as palestras do TED estavam restritas a um público seleto que comparecia aos eventos (e que tinham recursos para bancar o ingresso). Eis que, em 2007, o curador do TED Chris Anderson decidiu disponibilizar todas as falas em vídeos pela internet, de forma gratuita.

Com isso, os vídeos rapidamente se espalharam pela internet, e popularizaram o formato TED. São centenas de palestras, que vão do inspirador ao surpreendente, que certamente também vão transformar o seu ponto de vista.

E por onde começar? Aqui está uma breve seleção com cinco vídeos de TED Talks que você precisa ver, rever e salvar em seu computador.

“Como a escola pode matar a criatividade”, de Sir Ken Robinson

TED Talks

O britânico Sir Ken Robinson é um educador e especialista em criatividade, uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Seu TED Talk está entre um dos mais assistidos de todos, contando mais de 25 milhões de visualizações no site oficial do TED.

E não é para menos: em sua fala, ele questiona todo o sistema educacional, e a forma como ele estaria “sufocando” a criatividade dos indivíduos, em especial da criança. Alegando que a criatividade deveria ser tão valorizada na educação quanto a capacidade de ler, escrever e fazer cálculos, ele aponta como o caráter restritivo das escolas precisa ser repensado.

Usando anedotas divertidas e ao mesmo tempo que nos obrigam a refletir, ele prova que as crianças precisam de espaço para desenvolver-se, e que as escolas tendem a ensiná-las a “terem medo de errar”.

“Não estou dizendo que errar é o mesmo que ser criativo,” ele argumenta. “Mas se você não souber errar, nunca conseguirá fazer nada inovador. E é isso que acaba acontecendo com a maioria das crianças quando elas chegam à idade adulta — elas passam a ter medo de errar”.

Se você gostar dessa palestra, vale a pena conferir outra fala de Robinson, chamada “Que comece a revolução educacional!”.

“Como a arte, tecnologia e design podem formar líderes criativos”, de John Maeda

TED Talks

Essa palestra, de 2012, foi proferida por John Maeda, na época reitor da Rhode Island School of Design. O tema é justamente a inspiração de toda carreira de Maeda: mostrar a importância das Artes na formação do indivíduo.

Em sua palestra, ele aponta como a educação voltada, que foca-se quase exclusivamente em matérias como matemática e ciências, poderia ser melhorada através da valorização da arte e da criatividade. Para isso, ele constrói uma ponte entre arte e tecnologia, mostrando como todas matérias estão conectadas.

Maeda proferiu outras palestras para o TED, como a famosa “Design para simplicidade”.

“O Nascimento do Wikipedia”, de Jimmy Wales

TED Talks

Com certeza um dos sites que mais revolucionou as nossas vidas nos últimos anos foi a enciclopédia colaborativa Wikipedia. E o site ainda tem o poder de nos surpreender: é o único entre os 10 mais acessados do mundo que não é monetizado, conta com uma equipe de menos de 40 profissionais, que ainda por cima são, na prática, voluntários.

Tudo começou com uma ideia ambiciosa, mas simples: de fornecer uma enciclopédia verdadeiramente “revolucionária” a todas as pessoas do mundo. Baseado nessa ideia, o criador Jimmy Wales reuniu uma equipe de voluntários que topou o desafio, e mudou para sempre a internet, introduzindo a ideia de conteúdo colaborativo.

Nessa palestra, ele conta um pouco mais sobre o surgimento e as inspirações que movem seu trabalho. Uma verdadeira aula de inovação, trabalho em equipe e empreendedorismo.

“Sua linguagem corporal transforma você”, de Amy Cuddy

TED Talks

Muitos especialistas já discutiram como a linguagem corporal tem o poder de transformar nossas imagens, nos fazendo parecer mais confiáveis, inteligentes ou seguros. Também é comum usar a linguagem corporal para avaliar os sentimentos dos outros.

Mas o que a especialista em linguagem corporal Amy Cuddy revela em sua palestra — uma das mais assistidas do site do TED, com mais de 16 milhões de visualizações — é que nossa postura tem uma influência enorme sobre como nós avaliamos nos mesmos. Segundo a estudiosa, nossa linguagem corporal pode alterar até mesmo nossos níveis hormonais, tendo impacto sobre nosso sucesso profissional, níveis de estresse e ansiedade, e auto-confiança.

“O enigma da motivação”, de Dan Pink

TED Talks

Em uma palestra bem-humorada e inteligente, o escritor Dan Pink questiona os modelos de negócios adotados em nossa sociedade: será que nosso sistema de recompensa e castigo, geralmente aplicada aos funcionários, é mesmo o mais eficaz?

Não é para menos que a palestra de Pink já teve mais de 10 milhões de visualizações: com uma série de argumentos lógicos, ele derruba várias concepções comuns que temos sobre como motivar as pessoas.

E você, gostaria de recomendar mais algum TED Talk imperdível? Compartilhe nos comentários abaixo.

Conteúdo exclusivo
Cadastre seu email e receba novidades exclusivas do Curseduca!

Sobre o autor

  • Rosina Gallaro

    CEO da empresa Anilhas Capri,

    Parabéns .e um conteúdo riquíssimo agregando valor com humor e inteligencia.