Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Venda online - dicas para começar

03/12/2022
Aprenda e empreenda no mundo digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quer trabalhar com venda online, mas não sabe por onde começar? Veio ao lugar certo. Pois, preparamos um artigo inteiro com dicas importantes para quem quer dar o pontapé no mundo digital e ter sucesso nas vendas.

Afinal, nós sabemos que iniciar um novo empreendimento online não é uma tarefa fácil. Portanto, é normal que qualquer empreendedor digital tenha dúvidas sobre o que fazer nesse momento. E quando se trata de vender na internet existem diversas decisões a serem tomadas, a começar pelo tipo de produto com o qual você irá trabalhar.

venda online - dicas

E não há momento melhor para começar um negócio digital do que agora. Um estudo realizado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico em 2020 revelou que as vendas online tiveram um aumento de 110,52% em comparação a 2019.

É claro que boa parte desse sucesso foi devido a quarentena imposta pela pandemia de Covid 19, mas desde o cenário continua tão promissor quanto antes. Portanto, escolher o rumo certo é o primeiro passo para crescer em venda online e se posicionar com uma autoridade no seu nicho de atuação.

Acompanhe.

Vantagens da venda online

Antes de falar a respeito do que vender na internet, eu quero conversar com você um pouco mais sobre as vantagens da venda online. Pois, são vários os motivos que tornam essa uma opção interessante para qualquer empreendedor, o que inclui:

  • Vender sob demanda;
  • Investimento iniciam menor;
  • Amplo alcance e disponibilidade;
  • Vender para qualquer lugar, até para o estrangeiro;
  • Facilidade de fazer marketing e se conectar com o público, já que tudo é digital;
  • É possível vender sem ter um estoque;
  • Venda 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Todas essas vantagens não significam que você não precise se dedicar e investir para crescer no negócio. No entanto, elas facilitam muito o dia a dia do empreendedor, e tornam a escolha de vender online uma ótima de negócio.

E todas essas vantagens são possíveis justamente por causa da internet, um espaço democrático e sem fronteiras, aberto a todos que tenham boas ideias e disposição para ir em frente.

O que vender online?

A escolha do que vender online é primordial para o sucesso. Pois, existe uma grande infinidade de produtos atualmente, e cada um deles tem seu próprio público. Na prática, todo produto para o qual haja demanda pode ser rentável, então como escolher?

compra online

Em primeiro lugar você deve escolher um nicho de atuação. E duas coisas são importantes aqui: conhecer bem o nicho escolhido ou gostar muito dele. Porque, caso você escolha algo que não conheça bem, mas goste, será muito mais fácil aprender tudo o que for necessário.

Em segundo lugar, escolha um nicho rentável, algo que seja atrativo, pois dessa forma será muito mais simples fazer sua primeira venda online. Com o tempo, caso deseje, você pode passar a atuar em outros nichos também e diversificar seus negócios digitais.

E após escolher seu nicho de atuação é importante fazer uma boa pesquisa sobre as preferências do seu público-alvo, e traçar o perfil desse público. Assim, você pode montar uma vitrine de produtos com os itens mais desejados pelo seu público.

Produtos físicos versus infoprodutos: qual o melhor?

Mas, há outra escolha importante que o empreendedor digital precisar fazer. Afinal, sua venda online pode ser de produtos físicos ou infoprodutos, que são os produtos digitais. Mas, qual o melhor?

A verdade é que não existe um veredito final para essa pergunta, já que ambos tem vantagens e desvantagens.

Por um lado os itens físicos são difíceis de serem plagiados, e dependendo do nicho de atuação que você escolha é possível trabalhar com produtos de alta demanda, o que garante vendas mais rápidas.

Contudo, ao trabalhar com produtos digitais você tem a vantagem de ter um negócio 100% online em seu funcionamento, algo que não precisa de estoques e entregas.

Para que você possa avaliar melhor, e tomar as melhores decisões, vamos conhecer mais de perto como funcionam as vendas online de ambos os tipos de produtos.

Como funciona a venda online de produtos físicos?

Para trabalhar com a venda de produtos físicos é possível ter uma loja online. Portanto, você vai precisar montar um site de e-commerce. Além disso, também é possível atuar em plataformas de vendas como o mercado livre.

Mas, Existem algumas características que são próprias dessa forma de venda online:

  • Necessidade de ter um estoque;
  • Logística adequada para gerenciar estoque e não faltar produtos;
  • É preciso enviar as mercadorias através do correio ou de uma transportadora;
  • Você vai ter que pagar com curso de fretes diferentes conforme a região de envio da mercadoria;
  • Nem todos os tipos de produtos podem ser enviados através de serviços de entrega, pois podem ser perecíveis, muito pesados ou perigosos.

Em geral, você até pode trabalhar com entrega de gêneros perecíveis, mas é somente para sua cidade e cidade vizinhas. Por exemplo, empresas que atuam no ramo alimentar e vendem de forma exclusiva pela internet.

Quanto ao frete normalmente o valor é repassado ao consumidor. Afinal, se as empresas arcarem com essa despesa vão ter prejuízo. As exceções costumam ficar para eventos promocionais ou compras de valores mais elevados.

Porém, começar um negócio de venda de produtos físicos online do zero requer um bom investimento. .

Já que será necessário comprar todas as mercadorias que você precisa para começar e ainda investir na criação de um site de vendas. Não se esqueça que uma parte do seu orçamento também deve ser destinado ao marketing, para que você possa crescer no ramo.

Como funciona a venda online de produtos digitais?

Venda de produtos digitais já tem uma vantagem evidente: você não vai precisar de nenhum estoque nem enviar mercadorias através dos Correios ou outros sistemas de entrega.

Mas, por outro lado, você precisa se tornar um criador de conteúdo para que possa produzir produtos digitais. E aqui existem diversas possibilidades de escolha, que incluem:

  • Escrita e produção de e-book;
  • Cursos e aulas onlines;
  • Webinars;
  • Serviços de assinatura;
  • Vídeos tutoriais e materiais de treinamento;
  • Softwares e aplicativos;
  • Podcasts, etc.

O ideal, contudo, é trabalhar com diferentes infoprodutos para garantir uma maior lucratividade. Para isso você pode facilmente transformar o conteúdo de um produto digital em outro produto digital. Por exemplo, uma vídeo-aula pode virar um e-book ou vice-versa.

Além disso, como criador de conteúdo você perceberá que existem alguns formatos de produtos digitais que são melhores para realizar algumas ideias do que outros.

Uma vez que seus conteúdos descer um ponto, você pode vender quantas vezes quiser. E a entrega normalmente é feita através de um e-mail com um link exclusivo para o comprador ter acesso ao conteúdo que adquiriu.

Esse link pode permitir o download de um e-book, liberar acesso a um sistema de assinatura com usuário e senha, e assim por diante.

E você pode estar se perguntando : eu preciso criar um site de e-comerce aqui também? Você até tem essa alternativa, mas eu tenho uma ideia melhor para te apresentar mais a frente nesse artigo: usar uma boa plataforma EAD.

Invista em divulgação e atendimento ao cliente

Para que sua venda online seja sempre um sucesso divulgação e bom atendimento ao cliente são fatores fundamentais. E como você vai estar vendendo na internet também pode usar as ferramentas que ela possui ao seu favor na hora de planejar suas estratégias de marketing

Existem diferentes estratégias que você pode deve implementar para garantir que os seus serviços e produtos vão alcançar a sua audiência, incluindo:

  • Está presente nas principais redes sociais;
  • Fazer vídeos promocionais de seus produtos, sejam físicos ou digitais;
  • Se optar por ser um criador de conteúdo, fazer alguns eventos gratuitos, como lives, para divulgar seus conhecimentos e produtos;
  • Ter prontidão na entrega de mercadorias;
  • Pesquisar e conhecer bem as preferências do seu público alvo;
  • Ter um blog com conteúdo de valor e um site bem estruturado.

Lembre-se também de investir em marketing de relacionamento e cuidar do seu pós-venda. Já que tão importante quanto vender uma vez vai vender sempre.

Faça sua primeira venda online em uma plataforma EAD

Uma plataforma EAD é a melhor opção para quem optar por vender online produtos digitais. Pois, com um sistema assim não é necessário criar um site de vendas. Já que esse tipo plataforma tem todos os recursos que qualquer criador de conteúdo precisa para vender.

No entanto, as plataformas EAD não são todas iguais. Como em qualquer outro segmento de mercado existem opções melhores e opções não tão boas assim. Por esse motivo quero indicar para você o Curseduca, uma plataforma EAD completa com sistema de pagamentos diversificado incluso.

O Curseduca também é totalmente personalizável, e funciona como uma vitrine para todos os seus produtos digitais em um único lugar. Você pode até mesmo criar um serviço de assinatura para seu público, se preferir.

Basta submeter seu produto digital aprovação no sistema e aguardar. A aprovação não demora e você pode vender enquanto cria novos conteúdos e até mesmo enquanto descansa.

Espero ter esclarecido suas principais dúvidas sobre venda online. Gostou desse conteúdo? Quero saber mais sobre vender na internet e marketing digital? Deixe seu comentário!

TAGS: Vendas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.