José Augusto Thomas

Unity 5 + C#: Simplificando o desenvolvimento de jogos!

por José Augusto Thomas

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Resumo das Informações

Criado por um experiente profissional da área, o curso de Unity 5 + C# veio para suprir uma demanda crescente por cursos de qualidade em português. Há um grande interesse pelo software por parte dos estudantes e desenvolvedores brasileiros. A Unity é, com toda a certeza, a ferramenta que democratizou a criação de jogos no mundo inteiro, tal qual como sua proposta inicial.

Com esse curso, você vai aprender a programar! Entretanto, não pense que dedicação é opcional. Assim como praticamente qualquer coisa, aprender a programar não acontece da noite para o dia, então tenha certeza de se esforçar ao máximo para assistir às aulas com atenção e exercitar suas novas habilidades.

Esse curso cobre as principais funcionalidades da interface, os conceitos mais sofisticados e úteis de C# - a principal linguagem de programação da Unity - até uma porção generosa da API (o conjunto de funções que a Unity disponibiliza para possibilitar a criação de jogos). Aprender a API parece bastante chato e trabalhoso, mas vamos fazer isso da forma mais legal possível, com a criação de um jogo funcional ao longo da última seção do curso.

Mesmo que o curso seja focado em programação, não espere mergulhar diretamente em conceitos avançados. O curso foi estruturado de tal maneira que você não precisa de nenhum conhecimento prévio em programação e, para seguir uma aula corretamente, você só vai precisar saber o que aprendeu nas aulas anteriores!

Tendo dificuldades em aprender alguma coisa? É como diz o ditado: uma foto vale mais do que mil palavras. É por isso que algumas aulas possuem o que eu chamo de "sessões de quadro negro" onde, a partir de ilustrações e... rabiscos (esse não é um curso de desenho), explicarei os conceitos mais complicados da forma mais clara possível.

Por esses e outros motivos que você vai ver ao adquirir esse material, faz-se necessário dizer que esse é o melhor e mais atualizado curso de Unity 5 e C# em português! Espere um instrutor dedicado com grande experiência prévia trazendo a você o que há de mais atualizado em Unity. Acredite em mim quando eu afirmo: Eu falo a sua lingua!

Podemos começar?

Objetivo

  • Introduzir você ao software;
  • Ensinar o que há de mais sofisticado em C# e desenvolver habilidades e práticas de programação;
  • Aprimorar habilidades matemáticas nos campos de álgebra linear (todo programador de games precisa ter conhecimento avançado em álgebra);
  • Criar um jogo completo, usando as principais funcionalidades da Unity 5 ao longo do caminho;
  • Desenvolver o pensamento lógico e criativo.

Público-alvo

  • Pessoas que buscam um ensino de desenvolvimento de jogos de qualidade;
  • Estudantes sem grande experiência prévia em C# e Unity, mas que querem se tornar desenvolvedores Indie;
  • Enfim, qualquer pessoa que esteja interessada em se aventurar no mundo da criação de jogos.

Conteúdo programático

  • 1. Video Promocional
  • 2. Sobre o instrutor e o curso
  • 3. Abrindo a Unity pela primeira vez
  • 4. A Organização da Unity e alterações de Layout
  • 5. GameObjects: Criando e manipulando 
  • 6. Criação de Prefabs e Componentes Físicos
  • 7. Aspectos básicos de um script 
  • 8. Variáveis: o que são e como definir 
  • 9. Comandos Condicionais I: Entendendo a Estrutura
  • 10. Comandos Condicionais II: Intervalos de Valores
  • 11. Comandos Condicionais III: Operações Lógicas
  • 12. Loops I: While e Do While
  • 13. Arrays
  • 14. Loops II: For e Foreach
  • 15. Funções I: Definição Conceitual
  • 16. Funções II: Como definir funções em C#
  • 17. Funções III: Passando argumentos por referência ou valor
  • 18. Corrotinas I
  • 19. Corrotinas II
  • 20. Classes e instâncias I: Analogia com a vida real 
  • 21. Classes e instâncias II: Criando classes em C#
  • 22. Classes e instâncias III: Explorando mais conceitos
  • 23. Construtores
  • 24. Enumeradores
  • 25. Variáveis e Métodos Estáticos
  • 26. Encapsuladores
  • 27. Singleton
  • 28. Herança entre Classes I
  • 29. Herança entre Classes II
  • 30. Polimorfismo e abstração
  • 31. Modos de comunicação entre scripts MonoBehaviour dentro da Unity
  • 32. Trigonometria
  • 33. Definição de um vetor e suas características
  • 34. O vetor normalizado/unitário
  • 35. Operações usando vetores
  • 36. Apresentação do projeto e importação dos elementos gráficos   
  • 37. Movimentando a plataforma
  • 38. Entendendo o conceito de mudança de base (Do 2D para o 3D e vice-versa)
  • 39. Gerando os limites do cenário de forma dinâmica
  • 40. Programando a bolinha
  • 41. Restringindo as colisões da bolinha
  • 42. Destruindo os blocos atingidos
  • 43. Criando grupos de blocos dinamicamente I
  • 44. Criando grupos de blocos dinamicamente II
  • 45. Gerando limites de movimentação dinamicamente
  • 46. Criando partículas
  • 47. Instanciando partículas durante o jogo
  • 48. Criando o menu de Game Over I
  • 49. Criando o menu de Game Over II
  • 50. Criando o Menu Principal
José Augusto Thomas José Augusto Thomas

Estudante do terceiro ano de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Santa Maria, tem mais de 3 anos de experiência com Unity. Trabalha na área há 2 anos, inclusive em jogos da série dos Angry Birds.

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Materiais que serão disponibilizados para download durante o curso
  • Módulo 3: Programação - Desmistificando o "monstro"

    • 7. Aspectos básicos de um script
      • AprendendoC-Sharp Projeto Unity 5.zip
  • Módulo 5: Hora da Diversão - Desenvolvendo um Jogo Completo do Zero

    • 36. Apresentação do projeto e importação dos elementos gráficos
      • WoodBreaker Projeto Unity + Sprites.zip