Por uma educação livre e eficiente: para quem deseja aprender ou ensinar nos seus próprios termos

Vivemos em um mundo em que a falta de tempo e dificuldade de locomoção são problemas cotidianos e que, eventualmente, acabam ficando entre as pessoas e os seus objetivos. Com o desenvolvimento da internet – principalmente voltado à melhoria da qualidade de vida –, testemunhamos a solução de pelo menos parte das dificuldades impostas pelo mundo moderno.

Hoje, estar online significa ter uma presença virtual onde não se pode estar pessoalmente. Pela internet, é possível visitar museus e bibliotecas, ir ao banco, fazer compras, pedir refeições e, porque não, estudar... Há universidades que oferecem cursos à distância, MOOCs (Massive Open Online Courses) e cursos independentes. Esses últimos são criados por experts que podem estar fora dos grandes centros de ensino, mas ainda assim dão um jeito de fazer o seu conhecimento ser transmitido para outras pessoas.

O problema é que muitos desses cursos não têm a plataforma certa para serem acomodados, encontrados e usufruídos da maneira que merecem. Em muitos casos, o professor não tem os recursos financeiros e tecnológicos para criar um site onde possa divulgar e vender os seus cursos. Em outras situações, ele não sabe o que fazer para monetizar o seu conhecimento e, de fato, gerar lucros com o que tem a oferecer para o mundo.

Isso dificulta, também, a vida do aluno: aquele que quer aprender, que procura tomar as rédeas do seu aprendizado, que pesquisa e corre atrás para encontrar conteúdo de valor na internet, mas no final acaba prejudicado por não saber onde estão os melhores conteúdos ou por se deparar com cursos inacabados devido à “falta de sorte” dos professores.

O Curseduca surgiu para dar uma solução clara, eficiente e permanente para esses obstáculos que impedem o desenvolvimento do ensino online no Brasil. O projeto foi criado para transformar-se em uma comunidade colaborativa, sendo uma ponte indestrutível entre quem quer ensinar e quem deseja aprender.

O começo

O Curseduca emergiu dessa necessidade de encontrar cursos online que sejam confiáveis, completos, informativos e que realmente façam a diferença na vida do “estudante virtual”. Os idealizadores do projeto João Luís Carrilho, Vinícius Campitelli e Michel Dalécio contam que a ideia nasceu de suas próprias experiências:

“Muitas vezes, tínhamos que ficar entrando em diversos sites para encontrar um curso, mandar e-mail para saber o valor e demais informações. E, geralmente os feedbacks são maquiados, dificultando a avaliação da qualidade de um curso antes de comprá-lo”.

João Carrilho

Pensando nisso, os três amigos/sócios criaram o Curseduca, com o objetivo de fornecer todas as ferramentas para o professor divulgar seu trabalho em um marketplace colaborativo, podendo monetizar ou não tal conteúdo. Com isso, a plataforma de ensino funciona de maneira a democratizar e facilitar o aprendizado de uma nova habilidade.

A missão

Pesquisas apontam que o Brasil é a quinta economia do mundo. Por outro lado, temos o pior índice de alunos formados entre as grandes economias. O Curseduca surgiu para mudar isso. Sua missão é ser uma alternativa ao sistema educacional tradicional e, para tal, foi criada uma plataforma aberta, onde qualquer pessoa pode ensinar ou aprender.

Para garantir a qualidade do conteúdo fornecido, são disponibilizadas funcionalidades específicas, que permitem que os alunos avaliem os cursos que fazem e comentem sobre eles. Os comentários são exibidos para todos os outros visitantes do site, ajudando novos alunos a se decidirem sobre a compra de um curso.

A real intenção é que os cursos abertos e palestras encontradas no Curseduca – independentemente da idade ou experiência de cada aluno – possam ser uma fonte de aprendizado e uma forma para que esses alunos possam desenvolver uma nova habilidade de maneira didática e prática, podendo ter liberdade para seguir o seu próprio ritmo, acessando o conteúdo a qualquer hora e de qualquer lugar.

Recursos

No Curseduca, professores e alunos têm uma nova chance de ensinar e aprender sem que os obstáculos burocráticos do “mundo real” atravessem seus caminhos. Uma característica importante nesse sentido é que, na plataforma, o mesmo perfil pode ser usado como professor e como aluno, sem a necessidade de uma pessoa só ter dois perfis distintos.

Uma grande preocupação dos idealizadores é proporcionar a infraestrutura adequada para que a experiência do aprendizado seja enriquecedora para todos os que se envolvem no processo. Para garantir isso, o Curseduca oferece uma série de recursos que beneficiam tanto quem está aqui para transmitir conhecimento, quanto quem está aqui para recebê-lo. Conheça alguns desses recursos:

Para os professores

O que saber para dar aula no Curseduca?

O Curseduca é uma comunidade livre e colaborativa, qualquer um pode ensinar ou aprender. Para dar aulas no Curseduca é muito simples, basta você fazer um cadastro e enviar as aulas gravadas pela plataforma, definir um preço para o curso, e solicitar aprovação.

Se você pretende criar um curso, no Curseduca você terá tudo o que precisa para compartilhar o que sabe e, ainda, decidir se vai cobrar por esse conhecimento, ou não. Tudo isso pode ser feito gratuitamente, sem custos preliminares.

Quando você traz alunos para a plataforma por meio de algum curso pago, fica com 90% do valor da venda. Agora, se o Curseduca trouxer alunos para o seu curso, você fica com 50% de cada venda.

Além disso, aqui você conta com vários tipos de assistência para que possa organizar o conteúdo do seu curso, divulgá-lo online e receber pelo seu trabalho.

Quais são as vantagens de utilizar o Curseduca para ensinar?

Você terá:

  • Aulas organizadas em módulos;
  • Disponibilização de material complementar para download;
  • Sistema de pagamento;
  • Avaliação e feedback dos alunos;
  • Fórum de discussão por curso;
  • Cupons de descontos;
  • Link de divulgação;
  • Páginas otimizadas para buscas (SEO);
  • Relatório financeiro dos cursos;
  • Possibilidade de criação de curso privado com acesso de URL específica;
  • Cursos disponíveis para qualquer visitante do site (marketplace);
  • Ampliação seu canal de divulgação;
  • Promoção do seu curso para seus contatos;
  • Construção de uma marca confiável.
Como funciona a precificação do meu curso?

Como um instrutor, você será responsável por determinar um preço que você irá cobrar dos usuários para acessarem os seus cursos. O Curseduca irá lidar com o fluxo de pagamento com os Usuários, todo pagamento é processado pelo PagSeguro, assim aumentando a segurança de todos os envolvidos.

E quanto a qualidade dos cursos?

Os cursos são avaliados pelos alunos, onde todas as avaliações são exibidas para os visitantes do site, tornando o processo transparente para quem aprende e ensina, portanto, o importante é produzir aulas com qualidade, assim os alunos irão avaliar as aulas com 5 estrelas e automaticamente ajudando a vender para outros interessados.

Quanto custa para usar o Curseduca?

Quando você traz alunos para a plataforma, você autoriza o Curseduca deduzir e manter uma taxa de transação de 10 do valor recebido de cada curso vendido. Quando o Curseduca traz o aluno para seu curso, você autoriza a plataforma deduzir e manter uma taxa de transação de 50% de cada venda.

Como um instrutor, você será o responsável por determinar as taxas que serão cobradas dos alunos para os seus cursos. O Curseduca irá lidar com o faturamento e qualquer outra interação com os usuários. Se você optar por participar de qualquer um dos programas de marketing da empresa, a taxa que você irá receber do Curseduca será de acordo com os termos do programa de marketing da plataforma, que se aplica à venda do seu curso.

O curso é avaliado antes de ser liberado?

Sim, nós sempre conferimos os conteúdos das aulas para nos certificar-mos que nenhum dos termos de uso e privacidade foram infrigidos, assim garantimos a segurança dos professores e dos alunos.

Em quanto tempo posso retirar os valores das minhas vendas?

Os cursos comprados no período do dia 02 do mês anterior até o dia 1 do mês vigente, serão pagos no dia 21 do mês vigente

E quando os usuários solicitam reembolso?

Em conformidade com os nossos Termos de Serviço gerais, qualquer aluno poderá solicitar o reembolso em até 7 dias úteis após a liberação do curso, com isso o Curseduca pode deduzir tais restituições de valores subsequentes a você.

Quais são os requisitos para ensinar?

Possuir alguma habilidade que você acredita que outras pessoas gostariam de aprender.

Termos legais:

  • Você será responsável por todos os conteúdos que enviou, e que possui ou tem as licenças necessárias, direitos, autorizações e permissões, e tem autoridade para autorizar o Curseduca para reproduzir, distribuir, executar publicamente (inclusive por meio de um áudio digital ou transmissão), exibir publicamente sua imagem, comunicar ao público, promover, comercializar e utilizar e explorar qualquer parte de Seu Conteúdo Submetido em e através dos produtos na forma contemplada por estes presente Acordo Instrutor, e que nenhum conteúdo Submetido infringir ou apropriação indevida de qualquer intelectual direito de propriedade de um terceiro;
  • Você tem as qualificações exigidas, credenciais e experiência, incluindo, sem limitação, a educação, a formação, conhecimento e habilidades, para ensinar e oferecer os serviços que você oferece através do Curseduca e de seus produtos;
  • Você não postará algo impróprio, ofensivo, racista, de ódio, sexista, pornográfico, falso, enganoso, infrator, conteúdo difamatórias ou caluniosas;
  • Você não vai fazer upload, publicar ou transmitir qualquer publicidade não solicitada ou autorizada, materiais promocionais, lixo eletrônico, spam, correntes, esquemas de pirâmide ou qualquer outra forma de solicitação (comercial ou não) através dos produtos ou aos usuários;
  • Você não vai usar os produtos para qualquer negócio que não seja para a prestação de tutoria, ensino e instrução de serviços aos usuários do Curseduca;
  • Você não vai se envolver em qualquer atividade que vai exigir da empresa em obter as licenças ou de pagar quaisquer royalties a terceiros, incluindo, a título de exemplo, e não como limitação, o pagamento de royalties para a execução pública de obras musicais ou quaisquer gravações de som;
  • Você não vai copiar, modificar ou distribuir conteúdo do Curseduca, exceto conforme permitido no presente Acordo Instrutor;
  • Você autoriza a exclusividade somente dos conteúdos cobrados na plataforma;
  • Você autoriza a vitaliciedade dos conteúdos vendidos na plataforma, sendo assim, todo aluno terá acesso vitalício e ilimitado ao conteúdo comprado;
  • Você não vai interferir, ou de alguma forma coibir que outros instrutores prestem os mesmos ou diferentes serviços ou cursos;
  • Você vai manter o seu cadastro e informações de conta, e todos as informações de conta devem ser verdadeiras;
  • Você deverá responder prontamente aos usuários que procuram seus serviços e garantir a qualidade de serviço compatível com os padrões de seus serviços de indústria e de instrução em geral;
  • Você é maior de 18 anos ou o seu responsável legal concordou com os termos deste Contrato de Instrutor, e irá assumir responsabilidade por seu desempenho e cumprimento nos termos deste instrumento.
Eu ainda tenho uma dúvida. O que faço?

Qualquer outra dúvida, entre em contato através do contato@curseduca.com

Para os alunos

Para aqueles sedentos por aprendizado, a principal preocupação do Curseduca é em ajudar na retenção de uma nova habilidade de uma maneira prática e que se adeque ao cotidiano de cada um. Isso porque, cursos presenciais tendem a ser caros e demandam uma grande quantidade de tempo e esforço extra, pois o aluno tem que se deslocar ao lugar do curso e adequar o seu trabalho e demais atividades aos horários em que tal curso é oferecido.

A ideia é levar os profissionais do mercado até os alunos, para que eles possam aprender mesmo estando fora do ambiente acadêmico. Na plataforma, o aluno encontra um marketplace completo, otimizado para que seja formada uma comunidade de alunos livres e independentes das amarras do sistema educacional tradicional.

Por isso, é importante destacar que o Curseduca não é uma escola! Ele é uma ponte entre professores e aprendizes. A ideia é democratizar o processo, dando a todos os que têm competência e vontade de ensinar, um espaço próprio e livre, onde seu objetivo possa ser concretizado.

Para os alunos, a intenção é mostrar que a educação vai além das paredes das universidades, e depende muito mais da vontade de aprender do que de qualquer outra coisa. Pensando nisso, o Curseduca é uma plataforma direcionada a motivar seus alunos a continuar aprendendo, independente das adversidades ou do diploma. O mercado está à procura de pessoas habilidosas, que tomem iniciativas. E aqui, o que importa é o que você quer para o seu futuro.

Perguntas Frequentes

Por que me cadastrar no Curseduca?

Curseduca é uma plataforma onde qualquer um pode ensinar e aprender. Compartilhe seu conhecimento, construa sua marca e ganhe dinheiro.

Como cadastrar um curso?

Para cadastrar um curso é fácil, basta clicar no menu Cadastre-se e preencher os campos solicitados.

Como faço para pesquisar um curso?

Preencha o campo busca localizado em qualquer página do site. Digite o que você quer aprender e clique no botão para buscar, é possível refinar a busca pelas categorias.

Posso alterar meu e-mail?

Para alterar o seu e-mail/username clique no seu nome no menu e selecione a opção "Editar Perfil", depois selecione a opção "Informações básicas".

Como adicionar uma foto no perfil?

Para alterar o seu e-mail/username clique no seu nome no menu e selecione a opção "Editar Perfil", depois selecione a opção "Alterar foto".

Esqueci minha senha e agora?

Clique no menu Login e depois no link "Esqueci minha senha", será solicitado o seu e-mail/username, assim será enviado um e-mail com a nova senha.

Quero favoritar um curso, como faço?

Entre no curso selecionado e clique na estrela ao lado da imagem, é necessário estar logado no Curseduca para salvar a preferência.

Desejo editar minhas informações?

Para alterar o seu e-mail/username clique no seu nome no menu e selecione a opção "Editar Perfil", depois selecione a opção "Informações básicas".

Como visualizar uma mensagem enviada para meu curso?

Clique no menu Mensagens.

Quero alterar minha senha?

Para alterar o seu e-mail/username clique no seu nome no menu e selecione a opção "Editar Perfil", depois selecione a opção "Alterar minha senha".

Desejo desabilitar minha conta?

Para alterar o seu e-mail/username clique no seu nome no menu e selecione a opção "Editar Perfil", depois selecione a opção "Desabilitar minha conta".

Como entro em contato com o Curseduca?

No rodapé de todas às páginas tem um link "Fale conosco".

Tenho uma sugestão, onde eu cadastro?

No rodapé de todas às páginas tem um link "Sugestão".

Como funciona a aula Online?

As aulas online permitem você assistir a hora e quantas vezes quiser.

Como funciona a aula Presencial?

A aula presencial começa e termina de acordo com a data, horário e local preenchido pelo professor.